Qual a melhor linguagem de programação para quem está começando a programar em 2017?

Existem diversas linguagens de programação disponíveis no mercado atualmente. Infelizmente não há um consenso sobre qual é a melhor para os iniciantes ou qual é a melhor de maneira geral. Cada programador tem a sua preferência e a sua queridinha.

É verdade que para cada objetivo pode ser usada uma linguagem diferente. Dependendo do programa que você quer desenvolver ou que ambiente você quer trabalhar, existirá uma combinação diferente de linguagens que podem ser usadas para um melhor resultado.

De forma geral, todos irão concordar que o mais importante é aprender a lógica de programação e a partir disso estudar os termos de cada linguagem para poder programar. De forma bem simples, esse é o fundamento de um bom programador.

Mas ainda assim é preciso praticar e aprender. Para isso existem algumas linguagens que são amigáveis para iniciantes como o Java e o C++.

Porém, além de pensar apenas em uma linguagem fácil é preciso também procurar por uma linguagem que seja relevante e que realmente possa ser usada no seu futuro.

Para conhecer melhor as vantagens de você aprender alguma linguagem de programação, qualquer que seja ela, e entender como aprender programação pode aumentar a sua produtividade. Eu recomendo que você assista esse vídeo do Alessandro Coutinho da Academia do Hacker:

Python, uma linguagem amigável e poderosa

Uma das soluções para quem busca uma linguagem de programação simples de ser aprendida e ainda assim muito útil para o mercado de trabalho é o Python.

O Python é uma linguagem fácil de ser aprendida e muito intuitiva, ideal para novos programadores. Ela também é multiplataforma, ou seja, você pode usá-la para criar códigos que vão de Mainframes à aplicativos de celular.

O Python também é robusto e seguro, ideal para diversos tipos de projetos. Outra grande vantagem é que ele funciona com licença open source, sendo muito menos burocrático que outras linguagens como o Java ou o C.

A principal vantagem do Python é que, além da sua facilidade, ele é altamente usado no mercado de trabalho. O Google foi construído e até hoje opera com essa base de linguagem.

Portanto, para quem quer aprender a programar, mas ainda assim está interessado em uma linguagem com futuro no mercado, o Python é uma excelente opção.