15 anos usando Linux – Como Tudo Começou

Introdução

A inspiração para escrever esse artigo e gravar o vídeo abaixo revelando como eu comecei a usar o Linux veio de uma pergunta que eu recebi no Facebook.

Esse artigo vai servir como uma resposta a todos que tenham essa curiosidade e queiram saber como eu conheci o Linux.

Vídeo

Tudo começou a 15 anos atrás

No início a 15 anos atrás, eu estava navegando por sites de informática quando eu soube da existência do linux, soube que era um sistema operacional mais seguro e mais estável que o windows, mais leve, mais rápido, sem vírus.

Eu que nessa época já sabia como formatar um HD e instalar o windows 98, era época de transição entre windows 98 e windows Millennium e eu decidi aprender a usar o linux.

revista hacker #2 - linux
revista hacker #2

Como com a internet discada era muito difícil baixar uma distribuição, então eu comprei uma daquelas revistas que vinham com CDs, era a segunda edição da revista hacker que vinha a distribuição Linux Beehive.

Eu tentei instalar e não consegui, procurei informações em sites de linux mas não tive sucesso e acabei desistindo de instalar essa distribuição.

Eu continuei aprendendo mais sobre computação e frequentemente eu lia revistas dessa área até que um amigo meu que também queria instalar linux me falou que o problema do Beehive é que ele vinha em formato ISO que só daria pra instalar usando um gravador de CD o que nessa época ainda era muito raro e caro, então eu precisaria de um CD de instalação do Linux.

Como eu comecei a usar Linux

Eu comprei algumas revistas de linux e uma delas vinha o Zipslack, uma versão reduzida da distribuição Slackware que foi feita para ser usado em um disco Zip, por isso ela só ocupava 100MB, o Zipslack tinha a vantagem de poder ser instalado na mesma partição do windows 98 sem precisar formatar, então eu instalei e comecei a usar mas tinha um problema, o Zipslack não vinha com o gerenciador de janelas instalado, então eu foi procurar outras distribuições.

Eu continuei aprendendo os comandos e comprei no Mercado Livre o Demolinux que era um live CD que dava boot em um linux com interface gráfica, o problema é que o demolinux não podia ser instalado no HD, então depois que o meu pai comprou um gravador de CD que na época custou cerca de 500 reais, eu já poderia gravar arquivos ISO no CD.

demo linux
demolinux

Então eu soube do Kurumin que era uma distribuição brasileira fácil de usar.

Era muito difícil baixar os mais de 300MB do Kurumin com internet discada e que a conexao caia com frequencia por ser de um provedor grátis. Então eu tentei baixar varias vezes e sempre caia a conexão antes de terminar o download ate que teve um sábado que eu deixei a tarde toda baixando o Kurumin e gravem a imagem no CD.

linux kurumin
kurumin

Então eu continuei usando o Kurumin em dual boot com o Windows Millenium por mais de um ano e eventualmente eu instalava servidores web e outros tipos de servidores pra aprender como funciona e foi nessa época que eu comecei a ler livros de linux.

Então eu continuei usando e estudando Linux ate que eu comecei a usar internet banda larga e pra aprender mais eu baixei e usei diversas distribuições linux, entre elas: Conectiva, Mandrake, RedHat, Debian, Fedora, Slackware e também o Free BSD que é outro sistema operacional, nessa época ainda não existia o Ubuntu que foi lançado um pouco depois.

 

 

 

  • Luis

    Introdução, desenvolvimento e….. conclusão.. só isso.
    Não desista, é apenas uma crítica construtiva.

    • Cássio Augusto

      Valeu pela critica construtiva, eu to tentando melhorar nesse ponto