Ubuntu no Windows 10 – A Verdadeira História Sobre a Parceria da Canonical com a Microsoft

ubuntu no windows 10 artigo
ubuntu no windows 10 artigo

Na ultima semana se falou muito na internet sobre essa parceria que está acontecendo entre a Canonical e a Microsoft, essa união entre duas empresas que aparentemente são opostas.

Eu nem pretendia escrever nada sobre isso mas eu decidi fazer esse artigo depois que eu vi que muitas pessoas não entenderam muito bem o que estava acontecendo então eu quero explicar melhor para acabar de vez com essas dúvidas e com esses questionamentos que eu tenho recebido nas redes sociais nos últimos 10 dias.

Vamos esclarecer alguns pontos:

  1. Não, a Microsoft não vai comprar a Canonical
  2. o Ubuntu não vai acabar nem vai virar Windows
  3. o Windows 10 não vai virar Linux
  4. A Parceria realmente existe, não foi pegadinha de primeiro de abril.
  5. Nenhuma mudança será feita no Ubuntu

O que vai acontecer depois dessa inacreditável e inesperada parceria é que o Windows 10 vai ter acesso a linha de comandos do Linux, o Bash que é um interpretador de comandos também conhecido como Shell.

Os comandos do Linux vão rodar dentro do console do Windows 10(cmd.exe).

A Microsoft revelou essa parceria durante uma conferência e informou que esse novo recurso vai ser ativado na próxima atualização do Windows 10, a Anniversary Update.

O Terminal do Linux possui inúmeros recursos que não existem na linha de comandos do Windows e após essa atualização isso vai mudar.

Os comandos do Linux serão nativos no Windows, vai ser como se os usuários estivessem acessando o terminal do Ubuntu dentro do Windows e será possível usar os principais comandos.

Para saber quais são os comandos mais usados do terminal do Linux, leia este artigo: Os 13 Comandos Mais Básicos do Linux(o 3º e o 8º são os que você vai usar mais) ou assista o vídeo abaixo.

 

fonte: http://www.zdnet.com/article/microsoft-and-canonical-partner-to-bring-ubuntu-to-windows-10/

  • Juliano Andrade

    Depois de tanto a microsoft detonar com linux eles resolveram abrir as pernas pro linux. Até onde sei, eles fizeram uma parceria num sistema de nuvens. Servidor cloud, a microsoft lançou uma ferramenta qiue dizem já estar incluída no windows 10. Se é que é verdade que já está inclusa mesmo se não estou enganado OpenCertiface, ou só Certiface.

  • scratred

    Se não pode derrota-los, junte-se a eles.

  • Walter Ferraz

    Não está claro se o objetivo é acessar desde Windows o terminal de comandos do Linux, ou se o Windows vai “entender” no CMD.COM a sintaxe do bash! Se for o primeiro caso, maior Inutilidade impossível! … por qual motivo um usuário desejaria utilizar o CMD.COM da MS, se pode acessar com segurança desde Windows via SSH a console do Linux? …. por qual motivo vai usar uma camada interpretadora de comandos bash e submete-los (provavelmente via SSH) á console do seu Linux, mais um interpretador no meio para causar erros? E se for o segundo caso, estão dizendo que vão transformar o CMD.COM num terminal bash agindo sobre o Windows? … por favor, com licença vou gargalhar….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk