Programação em C no Linux usando o GCC

A programação em C é fundamental para quem pretende fazer programas em um ambiente Linux.

Apesar de inicialmente parecer complicada, a linguagem C é muito boa tanto para programadores experientes quanto para quem está começando a estudar programação. O Unix e o Linux foram construídos com essa linguagem, portanto todo sistema Linux está diretamente ligado com essa bela linguagem de programação.

O C também está presente em milhões de aplicações na internet, o GTK por exemplo é baseado em C, e o mesmo serve para o Kernel.

Programando em C no Linux

O Linux é o melhor SO para programação em C. Sua estabilidade, leveza e segurança são incomparáveis em relação aos outros sistemas operacionais.

Porém, mesmo sendo um SO poderoso para programadores, ainda é preciso de um compilador para poder compilar os seus códigos.

O melhor compilador para realizar o trabalho de programação em C no Linux é o GCC. Ele já está presente em muitas distros Linux, mas também pode ser baixado através de linhas de comandos no terminal.

Para instalá-lo basta você digitar apt-get install gcc no terminal de comando do Linux(em uma distribuição baseada no Debian como o Ubuntu).

Pronto, você tem o compilador instalado no seu Sistema Operacional, agora vamos usá-lo!

Compilando um programa em C usando o GCC

Como todo bom programador iniciante você vai fazer o seu primeiro “Hello World!” em C. Ele deve ficar dessa forma:

#include <stdio.h>

/* Isto é um comentário */

int main()

{

printf(“Hello, world!\n”);

return 0;

}

Para compilar o programa você precisa de uma simples linha de comando:

gcc programa.c -o programa

O programa.c é o arquivo .c onde está o código fonte do seu programa, já -o programa será o arquivo de saída, ou seja, o executável que o GCC irá criar.

Agora basta você digitar ./programa (lembrando que programa é o nome do programa que você criou), para executar o programa e ver o seu “Hello Word” funcionando.

Pronto! Você tem o básico para compilar e executar qualquer programa criado em C no seu Linux.

Lembrando que o GCC é tem muito mais comandos interessantes que você pode ir aprendendo conforme se torna mais entendedor do assunto.