A História do UNIX(Sistema Operacional)

UNIX é um sistema operacional portável, multi-usuário e multi-tarefas. Isso significa que esse sistema permite um computador executar vários programas simultaneamente e ter vários usuários ativos ao mesmo tempo.

Esse sistema operacional possui uma grande variedade de aplicações e é considerado um sistema com alto nível de segurança e grande estabilidade em relação a outros sistemas operacionais.

Por essas vantagens, ele ganhou bastante espaço e visibilidade nos meios profissionais e universitários nos últimos anos.

1965 – A origem do UNIX

unix

O primeiro sistema UNIX foi criado em Nova Jersey, Estados Unidos, no ano de 1965 por Ken Thompson e Dennis Ritchie, os mesmos criadores da linguagem de programação C.

A princípio, tinha o nome de Multics (Multiplexed Information and Computing System), criado apenas por Ken.

Seu objetivo era desenvolver um sistema interativo e simples para utilizar em um jogo que havia desenvolvido e depois, começou a ser aprimorado pela dupla até receber esse nome.

A data de nascimento do Unix é considerada em 1° de janeiro de 1970, que é a data em que todos os relógios do sistema começaram a funcionar.

unix 40 anos
40 anos

Dennis Ritchie participou ativamente no desenvolvimento da linguagem desse sistema, sendo batizado em 1973 como Unix Time-Sharing System (TSS).

Ainda no mesmo ano, começou a ser utilizado em universidades para fins educativos.

Em 1976, pesquisadores da Universidade da Califórnia desenvolveram uma versão do Unix para que ele funcionasse em suas plataformas.

Em 1977 esse sistema começou a ser disponibilizado para ser utilizado em outras empresas, o que gerou uma explosão de versões do UNIX.

Após esses eventos, em 1979, o sistema operacional já contava com aprimoramentos significativos, como um sistema com maior mobilidade e vários outros utilitários adicionados.

1983 – Lançamento do UNIX System V

unix system v
system v

1983 foi o ano que marcou o surgimento do UNIX System V. que é a versão comercial do sistema a partir do direito de comercialização obtido pela AT&T.

Devido a simplicidade do código-fonte do UNIX, diversos fabricantes realizaram alterações nesse sistema a fim de adaptá-lo às suas necessidades, originando várias versões personalizadas do UNIX.

O novo UNIX comercial foi lançado em 1983, chamado System V que segue até hoje como o padrão internacional no mercado UNIX.

Atualmente, UNIX é o nome dado a uma família de Sistemas Operacionais, porém o Linux, apesar de compartilhar diversos conceitos originais do UNIX, não faz parte dessa família.

Existem mais de 40 sistemas operacionais da família Unix rodando em computadores, smartphones, relógios, etc.

Dela, podem-se listar os sistemas: BSD, Solaris, IRIX, AIX, HP-UX, Tru64, SCO, entre outros.

1987 – Criação do Minix

minix
minix

Dois anos depois, o escritor e professor universitário, Andrew Tanenbaum começou a desenvolver uma versão reduzida desse sistema, chamada de Minix, com o objetivo de ensinar programação de sistemas operacionais aos seus alunos.

1991 – Criação do GNU/Linux

logotipo tux pinguin do linux
linux

Inspirado nesse sistema, um estudante finlandês chamado Linus Torvalds desenvolveu um sistema capaz de funcionar em arquiteturas tipo i386, batizando-o de LINUX. Dessa forma, a história desses dois sistemas se cruza.

Para conhecer melhor a história da criação do Linux, assista o vídeo abaixo:

 

  • http://joaolucasmacedo.blogspot.com.br João Lucas Macedo

    Bacana. Mas o Tanenbaum não é Holandês. Ele é americano descendente de Húngaros/Ucranianos.
    http://cs.vu.nl/~ast/home/faq.html

    • Cássio Augusto

      Valeu pela correção.