A história do Linux

Assista o vídeo abaixo para conhecer melhor a história do Linux

Nesse artigo eu vou fazer um resumo rápido da história do linux.

No Início existia o UNIX

Muito antes do linux ser criado, existia o sistema operacional UNIX que foi criado em 1969 por Ken Thompson e Dennis Richie

O UNIX era usado nas universidades e apesar de ser um sistema comercial, o seu código fonte era disponibilizado e esse código era usado durante aulas de computação, ate que o código fonte foi fechado e não teria mais como analisar a estrutura de um sistema operacional real durante as aulas.

Minix

Então o Andrew Tanembaum, professor universitário e escritor de diversos livros usados como referencia em cursos de Ciência da computação, criou o sistema operacional Minix em 1987.

O Minix foi criado inicialmente para uso acadêmico e o seu código fonte aberto foi impresso no livro Sistemas Operacionais Modernos, do mesmo autor. Inclusive é bem interessante esse livro, se você tiver interesse em conhecer sistemas operacionais a fundo, eu recomendo.

Você encontra esse livro em qualquer biblioteca de faculdade, na biblioteca da faculdade que eu estudei tinha vários.

Muitas pessoas tinham interesse em adicionar novos recursos no Minix mas nessa época o seu criador se recusou a adicionar novos recursos para manter o sistema pequeno.

O Kernel Linux

Em 1991 o Linus Torvalds que nessa época era aluno da universidade de Helsinque na Finlândia, assim como outros alunos dessa época, ele só tinha acesso a um computador com o sistema UNIX na faculdade porque os computadores que rodavam o UNIX eram muito caros e os estudantes não tinham condições de comprar um para usar o UNIX em casa.

Ja o Minix que podia ser usado nos computadores baratos que as pessoas tinham em casa era limitado e o seu criador se recusava a adicionar novas funções.

Então o Linus teve a ideia de criar um novo sistema operacional, o Linux, e registrou na licença GPL, uma licença que permite que o código fonte seja alterado.

O Linux sozinho não poderia ser usado como um sistema completo por que o linux é o núcleo do sistema , o que é chamado de kernel, a parte do sistema que controla o processador, a memoria, os HDs e todo o hardware do sistema. Isso é o linux.

O Linus disponibilizou o código do Linux na internet e muitas pessoas começaram usar o código, modificar e criar coisas novas.

GNU/Linux

Para se criar um sistema operacional que realmente pode ser usado, o linux teve que ser unido aos softwares do projeto gnu criado pelo Richard Stallman, que muito antes do linux ser criado já tinha o projeto de criar um sistema operacional com código aberto e de fato, vários dos programas que compõem um sistema operacional já estavam prontos no projeto GNU. Praticamente só faltava o kernel.

Quando o linux foi criado, o sistema ficou pronto. Por isso algumas pessoas preferem chamar o sistema de GNU/Linux.

Como o linux pode ser alterado livremente, com o tempo, muitas pessoas, organizações sem fins lucrativos e empresas reuniram o linux e os programas do projeto gnu com outros software em pacotes, esses pacotes são chamados de distribuições do linux.

As distribuições são diferentes porque cada empresa ou organização decidiu distribuir o linux de forma diferente, com aparência, softwares, suporte, algumas vezes com publico alvo diferente. Para conhecer melhor algumas das principais distribuições Linux, assista a esse vídeo abaixo:

Conclusão

Nesse artigo eu fiz um resumo rápido dos pontos principais da história do Linux.

Para entender melhor e conhecer ainda mais a origem do Kernel Linux e das Distribuições, eu recomendo que você assista ao documentário Revolution OS, que foi uma das principais fontes que eu pesquisei para escrever esse artigo.

Fontes: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Linux

Documentário Revolution OS