Windows 10 vs Ubuntu, conheça as vantagens e desvantagens de cada sistema operacional e saiba quem vence essa nova disputa do Linux vs Windows

Uma dúvida recorrente dos internautas nessa interminável disputa do Linux vs Windows é quais são as principais vantagens e desvantagens de cada sistema operacional. Nesse artigo eu comparo os dois usando as versões mais recentes de cada sistema, o Windows 10 e o Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus que é uma das distribuições Linux mais usadas atualmente.

Linux vs Windows

Enquanto a Microsoft cobra pelo sistema (apesar dessa última versão ter a opção de atualização gratuita), as distribuições Linux como o Ubuntu são sistemas operacionais totalmente gratuitos que podem ser copiados livremente por se tratarem de softwares livres.

Mas quais são as vantagens ao optar por um sistema ou outro? Elas são inúmeras. Cada um dos dois tem suas peculiaridades que os fazem únicos. Cabe ao usuário decidir qual dos dois sistemas mais combina e mais lhe agrada na hora de mexer.

Vantagens e desvantagens do Windows 10

Um dos motivos que levam as pessoas há não trocar de sistema operacional, é o medo de mudanças. E uma das vantagens desse novo Windows 10 é essa, ele é familiar, muito semelhante à suas outras versões. O novo modelo é uma junção entre o Windows 7 e 8, fazendo com que essa versão nova seja única, e muito familiar.

Após a parceria da Canonical com a Microsoft, uma das principais novidades que foram incluídas na atualização mais recente do Windows 10 foi a possibilidade de usar os comandos do Terminal do Linux no Windows.

Outra vantagem, é ligada diretamente aos gamers, o DirectX 12, um conjunto de APIs gráficas da Microsoft.  Em suma, isso significa que os jogos pesados ficarão mais fáceis de serem rodados no sistema operacional Windows 10.

A nova versão conta ainda como uma novidade, um substituto para o Internet Explorer. O Microsoft Edge foi desenvolvido totalmente do zero, e fornece uma navegação rápida e eficiente.

Um dos problemas do Windows 10 é que ele é incompatível com alguns hardwares, ele possui alguns requisitos mínimos de instalação. Sendo assim, é preciso prestar muita atenção antes de sair baixando essa nova versão. A atualização para a nova versão pode ser demorada, principalmente quando o dispositivo já estiver abarrotado de arquivos e programas.

As vantagens de atualizar de versões anteriores do sistema para o Windows 10 são maiores do que as desvantagens, já que a Microsoft está trabalhando em cima do sistema para que ele seja mais seguro e com menos bugs, como havia antigamente. Embora ainda existam alguns erros, eles prometem que essa versão será a melhor entre todas.

Vantagens e desvantagens do Ubuntu 16.04

O Ubuntu assim como outras distribuições Linux, é um sistema que vem ganhando cada dia mais espaço, porém algumas pessoas sentem medo de migrar para ele por acharem que o mesmo é muito complicado de se mexer. O fato é que o sistema operacional Ubuntu tem uma facilidade de uso imensa e você pode personalizar o sistema da forma que ele mais lhe agradar.

A instalação do sistema operacional Ubuntu também é mais prática e rápida do que o Windows. Em um computador normal, a instalação leva cerca de 25 minutos, enquanto no sistema concorrente, pode chegar a levar até 3 horas dependendo da quantidade de programas que há no sistema.

Uma desvantagem do Linux é que ele encontra incompatibilidade com softwares bastante utilizados para determinadas áreas, como o AutoCad, ou o CorelDraw.

Quem gosta de jogos, não é uma boa opção migrar para o sistema da Linux, pois existem vários jogos comercias que não rodam no Ubuntu, alguns podem ser rodados através do Wine, mas não são todos que funcionam perfeitamente.

Para programadores, o Ubuntu é uma ótima opção, pois ele conta com a possibilidade de adequar o sistema conforme suas preferências, diferentemente do Windows que já vem pré-determinado tudo que deve ter.

Para conhecer mais vantagens do Ubuntu, eu recomendo que leia o meu artigo sobre as 5 principais vantagens do Linux no Desktop e no Servidor e assista essa videoaula para aprender mais sobre o sistema.

 

  • jon jon goufema liames zenbin

    Você exagerou dizendo que linux não tem jogos..cara tem no Steam..tem joos de Windows pelo wine e play on linux t todos emuladores de consoles e tem o Freecad o Opencad e modelagem e animação 3d pela tool Unity e office compatível com Windows o WPS office morô

    • Cássio Augusto

      Eu não disse que Linux não tem jogos mas sim que o Windows leva vantagem nessa área, inclusive eu tenho jogos pra linux instalados aqui no Steam e emuladores de consoles antigos. Eu sempre deixo um Windows em Dual Boot para jogos e programas que não rodam no Linux ou não tem boa performance no Wine ou Play on Linux.

      • PANDA!

        Está escrevendo bobagem. O Windows tem muitos jogos devido ao Xbox, no entanto, de longe o Linux roda muito melhor qualquer jogo.

        • Cássio Augusto

          Sim, alguns jogos rodam melhor no LInux e o Windows ganha na quantidade de jogos compatíveis. Em geral, os jogos do steam e os emuladores de videogames antigos funcionam bem, o problema são alguns jogos que rodam via wine ou playonlinux.

        • Pavel Gonçalves Machado

          Não é por causa do xbox que o windows tem mais jogos, e sim pq tem MUITO mais usuários e fica interessante para empresas trabalharem com isso.
          Não é culpa do Linux, e sim das empresas que não investem no SO. Sei que tem jogos de peso já na steam para linux, mas um MK10, Street fighter e mais alguns diferenciados não estão disponíveis para o pinguin.
          Qual distro vc usa panda? estou pensando em trocar para a 16.04 do ubuntu já que a 17.04 não me foi satisfatória(bugs).
          Voltando a jogos, quando eu tava com a 17.04 comprei Dont starv, e terraria para meu filho, ambos rodaram melhor que no windows 10, mas tentei da uma jogadinha no dota e esse sim o windows leva uma boa vantagem (pelo menos no meu computador).

          • PANDA!

            Em casa Slackware 14.0 e no trabalho Debian 8

        • Cássio Augusto

          Quanto ao Windows ter mais jogos por causa do Xbox… O Windows já tinha muitos jogos antes do Xbox ser lançado e o motivo é própria quantidade de usuários do Windows, não tem relação com o XBox.

    • Cássio Augusto

      Quanto as alternativas ao autocad ou corel draw, sim, existem ótimas alternativas. No texto eu me referi aos softwares proprietários que dominam o mercado, isso acaba dificultando a migração para o Linux porque os usuários precisam aprender a usar outros softwares para fazer a mesma coisa que eles já fazem em software como Autocad, Corel Draw e Photoshop.

      • PANDA!

        “ótimas alternativas” e GRATUITAS. Não são esses softwares que dominam, e sim os crackers dos softwares que dominam o mercado.

        • Cássio Augusto

          Corel, photoshop e autocad são os softwares mais usados das suas respectivas áreas e a maioria dos usuário desses softwares usam pirata. Sem duvidas quanto a isso.

  • Rafael Fernandes

    Linux é um lixo! e não venham com essa desculpa de dizer que ” é porque você não sabe mecher” sai do mundo do windows e vai depender pra sempre dos malditos PPAs KKKK, ás vezes no linux não se consegue fazer tarefas simples, como arrastar ícones e instalar plugins! “Haa mais no Linux você não pega vírus” KKKK é mais bugado que o ruindows, esse pelo menos esse você consegue ter acesso aos softwares sem precisar fazer várias gambiarras e fora que você nunca consegue ficar com a mesma distribuição

  • Rafael Fernandes

    Linux é um lixo e não venham com essa desculpa de dizer que ” é porque você não sabe mecher” e adianta sair do windows pra ter mais dor
    de cabeça? KKKK Linux com seus malditos PPA’S e suas faltas de depedências! porraa é um
    mais bugado que outros, ás vezes fazer tarefas simples é dose, como até arrastar ícones e instalar plugins! “Haa mais no Linux
    você não pega vírus” fala sério o Lixux é mais bugado que o ruindows, pelo menos esse é mais funcional, você consegue ter acesso aos softwares sem precisar fazer
    várias gambiarras intermináveis! sem mimimi o Windows ainda é mais “consistente”

  • Giulia Affonso

    Olá, eu gostei muito do linux, porém ainda não tenho estou na díuvida entre o Linux Ubuntu 16.04 e o Windows 10, mas agora eu vi que você falou que não é uma boa opção pra quem gosta de jogar. os jogos da Steam rodam normalmente? E os da Origin?

    • César Leal

      Os jogos da steam funcionam normalmente, mas a eletronic arts não oferece o cliente origin para linux e muito menos jogos para o mesmo.

  • PANDA!

    QUATRO coisas importantes não foram faladas:
    – Linux é muito mais rápido que o Windows. Sobram artigos que falam sobre isso;
    – Linux é INFINITAMENTE mais seguro que o Windows, mesmo com firewall e antivírus pagos;
    – Linux quase não exige manutenção, já o Windows tem que regularmente limpar registro, limpar disco, desfragmentar, revisar startup…
    – Linux tem um muito, muito mais programas disponíveis e sem malware e anúncios embutidos.

    • PANDA!

      Opa, esqueci. No Linux você não precisa ficar desesperadamente caçando drivers com é no Windows. Ha anos que o Linux reconhece, de forma automática, praticamente todos os hardwares existentes, incluindo uma infinidade de impressoras!

      • Cássio Augusto

        Concordo, mas com algumas excessoes, eu já tive problema com drivers de placas da AMD que ficavam com performance inferior no linux do que no windows.

    • Cássio Augusto

      Concordo com o fato de o linux ser mais rapido, seguro, ter mais programas gratuitos sem adware e malware e quase nao exigirem manutenção, eu mesmo já dei suporte ao servidor de uma empresa com uma versão antiga da distro conectiva que tava funcionando a 9 anos sem dar problema, sem ser atualizado e sem quase nenhuma manutenção.

    • Gustavo Soares

      vou começar a usar agora, espero q esteja certo bRo <3

  • Maycon Paranhos

    O problema é que o Ubuntu atual não aceita drivers proprietários, o que deixa meu notebook torrando como se fosse uma chapa para assar hambúrguer. No Ubuntu 15 eu ainda configurava os drivers da AMD e ficava veloz e leve.

  • Carlos Wagner Costa

    Desculpe, mas acho que quando você diz: “Uma desvantagem do Linux é que ele encontra incompatibilidade com
    softwares bastante utilizados para determinadas áreas, como o AutoCad,
    ou o CorelDraw.”, seria mais correto dizer que as produtoras, fabricantes, empresas, o que seja, NÃO DESENVOLVEM seus programas para TODOS OS SISTEMAS OPERACIONAIS.
    Esta seria um esforço e um custo muito alto e nem todas tem essa pretensão, fora que algumas produtoras de software recebem versões prévias de sistemas operacionais para desenvolver praticamente ao mesmo tempo novas versões de seus programas para o S.O. que será lançado.
    Há tempos a MS foi acusada de práticas ilegais para promover algo parecido como monopólio, ao embutir o IE no Windows, praticamente impedindo o desenvolvimento de aplicações para outros S.O.s por conta disso, fora a pressão econômica exercida contra outras fabricantes de software para desenvolverem aplicações SOMENTE PARA WINDOWS, como a Corel que há um tempo atrás recebeu uma “ajudinha” da MS para não ir à falência, numa época em que havia o Corel WordPerfect para Linux e até uma distribuição Corel Linux.
    Por essas e outras, mas principalmente pela liberdade que o Software Livre me proporciona que faço questão de sempre procurar alternativas para programas para Windows, isso sem falar em componentes específicos do Windows Server, como o próprio AD que é uma espécie de distro OpenLDAP.