Introdução a programação em Python no Linux

O Python é uma linguagem de programação de alto nível (uma linguagem com linhas de comando abstratas e longe do nível binário da máquina), interpretada, imperativa e orientada a objetos.

Ela foi lançada em 1991 por Guido van Rossum e atualmente possui um modelo comunitário de desenvolvimento, o que é muito semelhante ao propósito do código aberto do Linux e de outros projetos GNU.

A linguagem possui um código aberto que é gerenciado pela Python Software Foundation, uma organização sem fins lucrativos.

O Python possui várias utilidades e pode ser empregado para diversas soluções em diferentes áreas.

Como padrão, a biblioteca da linguagem possui processamento de texto e expressões regulares, Protocolos de rede como HTTP, FTP, SMTP, POP, XML-RPC e IMAP, acesso a serviços do SO, ferramentas para criptografia interface gráfica e muitas outras.

Além dessas funções que são encontradas na biblioteca padrão, é possível encontrar diversas extensões adicionais para outras aplicações.

O Python já está nativamente presente na grande maioria das distribuições do Linux. Se você estiver usando o Ubuntu, por exemplo, você provavelmente possui o Python na versão 2.7.6 ou superior.

Se quiser começar a usar o Python e aprender o básico dessa linguagem, você precisa abrir o terminal e digitar python (python3 caso a versão seja acima de 3.1) e teclar Enter. Aparecerá a seguinte mensagem:

Python 2.7.5+ (default, Sep 19 2013, 13:48:49) [GCC 4.8.1] on linux2

Type “help”, “copyright”, “credits” or “license” for more information.

>>> 

Note que o prompt mudou de $ para >>>. Pronto, agora você está no “Interpretador” do Python e pode começar a usar suas primeiras linhas de comando.

Primeiro tente começar pelo mais simples, operações matemáticas.

É possível digitar as operações exatamente como em uma calculadora:

>>> 2 + 3

E o Python imediatamente irá dar a resposta para você.

5

O Python vai muito além de uma calculadora, ele aceita variáveis e outros comandos em linguagem Python.Se souber esses comandos, teste eles no interpretador!

Já pensou em criar sistemas escaláveis com Python? Então corre que as vagas são limitadas. Saiba mais.

Se você quer aprender mais sobre o Python e sobre programação de código aberto no Linux, deixe o seu comentário abaixo que dependendo da quantidade de pessoas interessadas, eu vou publicar mais tutoriais e videoaulas sobre Python.

Caso você tenha interesse em aprender mais sobre outra linguagem de programação, escreva a linguagem no comentário que eu vou estar me baseando nos comentários para escolher os assuntos dos próximos posts e dos próximos vídeos.