Introdução a programação em Python no Linux

O Python é uma linguagem de programação de alto nível (uma linguagem com linhas de comando abstratas e longe do nível binário da máquina), interpretada, imperativa e orientada a objetos.

Ela foi lançada em 1991 por Guido van Rossum e atualmente possui um modelo comunitário de desenvolvimento, o que é muito semelhante ao propósito do código aberto do Linux e de outros projetos GNU.

A linguagem possui um código aberto que é gerenciado pela Python Software Foundation, uma organização sem fins lucrativos.

O Python possui várias utilidades e pode ser empregado para diversas soluções em diferentes áreas.

Como padrão, a biblioteca da linguagem possui processamento de texto e expressões regulares, Protocolos de rede como HTTP, FTP, SMTP, POP, XML-RPC e IMAP, acesso a serviços do SO, ferramentas para criptografia interface gráfica e muitas outras.

Além dessas funções que são encontradas na biblioteca padrão, é possível encontrar diversas extensões adicionais para outras aplicações.

O Python já está nativamente presente na grande maioria das distribuições do Linux. Se você estiver usando o Ubuntu, por exemplo, você provavelmente possui o Python na versão 2.7.6 ou superior.

Se quiser começar a usar o Python e aprender o básico dessa linguagem, você precisa abrir o terminal e digitar python (python3 caso a versão seja acima de 3.1) e teclar Enter. Aparecerá a seguinte mensagem:

Python 2.7.5+ (default, Sep 19 2013, 13:48:49) [GCC 4.8.1] on linux2

Type “help”, “copyright”, “credits” or “license” for more information.

>>> 

Note que o prompt mudou de $ para >>>. Pronto, agora você está no “Interpretador” do Python e pode começar a usar suas primeiras linhas de comando.

Primeiro tente começar pelo mais simples, operações matemáticas.

É possível digitar as operações exatamente como em uma calculadora:

>>> 2 + 3

E o Python imediatamente irá dar a resposta para você.

5

O Python vai muito além de uma calculadora, ele aceita variáveis e outros comandos em linguagem Python.Se souber esses comandos, teste eles no interpretador!

Se você quer aprender mais sobre o Python e sobre programação de código aberto no Linux, deixe o seu comentário abaixo que dependendo da quantidade de pessoas interessadas, eu vou publicar mais tutoriais e videoaulas sobre Python.

Caso você tenha interesse em aprender mais sobre outra linguagem de programação, escreva a linguagem no comentário que eu vou estar me baseando nos comentários para escolher os assuntos dos próximos posts e dos próximos vídeos.