Veja as novidades que o Ubuntu 17.04 está trazendo

O Ubuntu 17.04 Zesty Zapus, está prestes a chegar. Seu lançamento está sendo cogitado para 13 de abril, mas isso é apenas uma estimativa, não é uma informação exata. Ele terá suporte de apenas 9 meses (até janeiro de 2018), já que não vai ser uma versão LTS.

Confira o que está vindo de novo na versão Zesty Zapus:

Unity 8/Mir

Atualmente o Unity 8 está disponível como um preview no Ubuntu 16.10 e como de costume em qualquer atualização assim, existem alguns problemas e algumas novidades. Entre as novidades estão a tentativa de trazer uma experiência “Ubuntu-touch” para a área de trabalho. O Unity 8 também terá suporte para multimonitor. O problema é que isso ainda não está funcionando como deveria devido aos erros do Mir. Acredita-se que tudo irá ser corrigido antes do seu lançamento.

Como as últimas versões foram bem inconsistentes com a experiência Ubuntu-touch, tanto para usuários mobile quanto para usuários desktop, podemos esperar uma grande atenção dos desenvolvedores nessa área.

Snaps

A versão 17.04 do Ubuntu trará mais pacotes via Snaps. A ideia da Canonical é fazer com que o Ubuntu 18.04 rode tudo via Snaps, portanto é de se esperar que no Zesty Zapus haja uma grande variedade de melhorias no sistema Snaps. Até mesmo o Unity 8 pode ser transformado em um pacote Snap.

Mudança nas impressoras

O Ubuntu está determinado a acabar com a necessidade de instalar drivers diversos para impressoras. O Zesty está sendo testado para conseguir imprimir em qualquer impressora (em rede ou conectada direto) sem a necessidade de qualquer driver.

Pode não parecer muito, mas isso vai facilitar a vida de muitos escritórios.

Mudanças na arquitetura do sistema

A nova versão do Ubuntu está trazendo uma mudança bem significativa na arquitetura dos sistemas. Ele não será mais distribuído com a arquitetura de 32bits. Essa é uma notícia relativamente triste, pois existem alguns usuários que preferem usar um sistema 32 bitsao invés de 64 bits.

Novidades dos flavors oficiais do Ubuntu

Dois dos “flavors” oficiais do Ubuntu (Ubuntu Gnome e Ubuntu Budgie) terão novidades.

O Gnome virá com o novíssimo Gnome 3.24, com uma enorme variedade de recursos, incluindo um sistema de correção de cores para não prejudicar os olhos do usuário.

Já o Budgie vem com uma ferramenta novinha para instalar e manipular navegadores que está sendo chamada de “Browser Ballot”.

  • Cleiton Silva Barbosa

    Sobre a proposta de não entregar mais o SO em 32 bits, não acho isso um ponto negativo. Isso só mostra como a Distro acompanha a evolução do mercado, visto que computadores antigos não tem hardware para rodar mesmo, e os novos todos são 64. Até app em 32 está difícil de encontrar hoje em dia.