A história do computador e do computador pessoal

A história do computador e do computador pessoal

De forma básica, os computadores são aparelhos eletrônicos capazes de calcular com extrema velocidade e eficácia cálculos matemáticos e lógicos. Essa é a base de um CPU e tudo que ele consegue fazer é baseado nesse cálculo lógico de números binários.

Os computadores não são invenções tão recentes como muitos imaginam. Na verdade, se pensarmos em sua essência, o computador existe a milhares de anos, o primeiro sendo o ábaco.

image002
Ábaco chinês, usado para cálculos, as contas representam unidades, dezenas, centenas e milhares.

O ábaco foi inventado justamente para calcular grandes quantidades com precisão. Ele é basicamente uma CPU manual, controlada pelo ser humano.

Porém a história dos computadores que como conhecemos hoje é dividida em 4 diferentes gerações, cada uma representando um grande avanço tecnológico de uma para a outra.

A primeira geração, que ocorreu na década de 40 foi onde os primeiros computadores programáveis começaram a surgir, sendo um dos mais marcantes o ENIAC, criado pelos americanos em 1940 para ser usado durante a Segunda Guerra Mundial.

Os computadores dessa época eram grandes, movidos a válvulas e sua programação era feita através de cartões perfurados.O ENIAC por exemplo, o ocupava um cômodo inteiro.

image003

O “pequeno” ENIAC.

A segunda geração de computadores é marcada pelos transistores e surgiu na década de 50. Essa nova tecnologia permitiu que o computador pudesse ser construído para comercialização. O grande destaque da época era o Univac 1101, um computador relativamente pequeno para época, com apenas 12 metros de comprimento e 6 metros de largura. Os circuitos lógicos estavam divididos em 2.700 tubos a vácuo.

O computador era o ápice da tecnologia na época com cerca de 48bits de memória.

image005
Univac 1101, apesar de comercial ele ainda ocupava uma sala toda
Depois da segunda geração foram criados os microprocessadores na década de 60. Essa evolução representa uma mudança de mercado gigantesca e que culminou nos computadores pessoais como conhecemos hoje.

A terceira geração, que foi percutida pelo DEC PDP-1, depois evoluiu para o DEC PDP-8, o primeiro computador “portátil” que fez sucesso no mercado. O DEC podia ser usado em casa e escritórios e tinha o tamanho aproximado de um frigobar.

image008

Modelos do DEC PDP, no canto direito o PDP-8.

Após a popularização dos microprocessadores, os computadores começaram a diminuir seu tamanho gradativamente, até que começaram a se moldar os computadores que conhecemos hoje.

Os primeiros modelos de computadores pessoais foram criados pela Apple, IBM e NeXT.

image009
Macintosh, o primeiro PC com interface gráfica.

Entrando na década de 90, com os computadores pessoais já estabelecidos, tivemos uma grande explosão de tecnologia através de grandes empresas como a Intel, Microsoft e Apple, que ajudaram a moldar o mercado da informática como ele é hoje.

Com o tempo os computadores foram ficando mais potentes, tecnológicos e consequentemente menores e cada vez mais acessíveis.

O avanço da tecnologia permitiu que computadores pudessem ser carregados na mão, dando início a era dos smartphones e tablets.

Quer aprender mais sobre a história do computador? Confira essa vídeo aula completamente gratuita e saiba tudo sobre a criação dos PCs!