Consumidores processam Visa por fraude em Cartões-presente Vanilla

Após uma série de casos de fraude envolvendo os cartões-presente Vanilla, a Visa está enfrentando processos movidos por consumidores. Os golpistas estão utilizando uma prática conhecida como “card draining” (drenagem de cartão, em inglês) para roubar o saldo dos cartões sem serem detectados, de acordo com denúncias recebidas.

A ação coletiva, registrada no tribunal de White Plains, em Nova York, destaca que a Visa, juntamente com dois emissores dos cartões-presente Vanilla, falharam em tomar medidas para aumentar a segurança dos cartões e não forneceram reembolso aos clientes afetados.

Ira Schuman, líder da ação coletiva aberta na última terça-feira, dia 30, no tribunal de White Plains, em Nova York, relatou ter comprado oito cartões do tipo Vanilla, cada um com saldo de 500 dólares, para presentear seus funcionários no Natal. No entanto, mais tarde descobriram que o saldo dos cartões já havia sido drenado antes que pudessem utilizá-lo.

A fraude da drenagem opera da seguinte maneira: os cartões-presente são envoltos em uma fina embalagem de papelão, que pode ser facilmente aberta pelos golpistas. Depois de obterem as informações do cartão, eles o selam novamente, sem deixar evidências da violação da embalagem. Em seguida, os criminosos acompanham o site do cartão-presente para identificar quando a carga é realizada e, então, utilizam o dinheiro com os dados adquiridos previamente.

O processo aponta que a Visa e os dois emissores do cartão Vanilla, Incomm Financial Services e Pathward Financial, estavam cientes da vulnerabilidade dos cartões e não tomaram medidas para aumentar a segurança, além de não oferecerem reembolso às vítimas. Até o momento, nenhum dos réus se pronunciou sobre o ocorrido, conforme informações da Reuters.