Celular Seguro registra mais de 12 Mil alertas de bloqueio em um mês

Até sexta-feira passada, o Celular Seguro, serviço lançado há um mês para reforçar a segurança dos dados pessoais em dispositivos móveis, emitiu 12.591 alertas de bloqueio, conforme dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O aplicativo, que integra o bloqueio de bancos e operadoras em casos de roubo, furto ou perda do aparelho, registrou, durante seu primeiro mês de operação, o cadastro de 1,2 milhão de usuários, 954.278 smartphones e 818.850 pessoas de confiança autorizadas a efetuar bloqueios telefônicos em substituição às vítimas.

Os roubos lideraram as ocorrências para acionamento do bloqueio, com 5.496 casos notificados, seguidos por 3.965 furtos e 2.549 perdas. São Paulo encabeça a lista dos estados com o maior número de registros no Celular Seguro, contabilizando 3.288 casos, seguido por Rio de Janeiro (1.567), Bahia (940), Pernambuco (904) e Minas Gerais (778).

Para bloquear um celular roubado, o Celular Seguro oferece acesso gratuito via site e também disponibiliza um aplicativo para dispositivos Android e iOS. O processo de cadastro envolve o download do aplicativo, identificação com CPF e senha, aceitação dos termos de uso, dando acesso às funcionalidades, incluindo o registro de pessoas de confiança, telefones e ocorrências.

O MJSP destaca que, ao longo do período analisado, o aplicativo alcançou significativa adesão, refletindo a crescente preocupação com a segurança dos dados móveis no país.