Meta: Desenvolve alertas de crianças desaparecidas no Brasil

A Meta, em colaboração com o Ministério da Justiça, anunciou no dia 30/08 o lançamento de um sistema de alerta para casos de desaparecimento de crianças no Brasil. Esse sistema enviará notificações para os usuários do Facebook e Instagram que estiverem dentro de um raio de 160 km do local onde a criança foi vista pela última vez.

Os chamados Amber Alerts serão exibidos no feed das redes sociais e conterão informações detalhadas, como fotos da criança e descrições das roupas que ela estava usando antes de desaparecer. Esse sistema já está em operação em mais de 30 países e está sendo lançado primeiro no Ceará, Distrito Federal e Minas Gerais, com a promessa de expansão para outros estados nos próximos meses.

Quando os usuários se depararem com um alerta, poderão clicar para obter mais informações sobre o desaparecimento. A ideia por trás dessa iniciativa é encorajar as pessoas a contribuir com as investigações, fornecendo informações úteis às autoridades.

A Meta explicou que os Amber Alerts serão acionados em casos graves de desaparecimento, especialmente quando houver suspeitas de circunstâncias suspeitas ou riscos de morte ou lesão corporal para a criança desaparecida.

Para implementar esse sistema, houve uma colaboração extensa com autoridades públicas, incluindo o Ministério da Justiça, e as equipes das redes sociais foram treinadas para garantir uma distribuição eficaz dos alertas.

O funcionamento do sistema é o seguinte: quando as autoridades identificarem um caso que atenda aos critérios estabelecidos, a Meta será notificada e emitirá rapidamente o alerta para os usuários do Facebook e Instagram.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, participou do lançamento do projeto em Brasília ao lado de outras autoridades, como o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar.

Os Amber Alerts são um sistema de alerta de sequestro de crianças criado nos Estados Unidos na década de 1990. O nome “Amber” é um acrônimo para “America’s Missing: Broadcast Emergency Response”, que significa “Desaparecidos da América: Resposta de Emergência por Transmissão”. Esse nome foi escolhido em homenagem a Amber Hagerman, uma menina de 9 anos que foi sequestrada e morta no Texas.