Conheça o revolucionário Arduino

O Arduino é uma plaquinha revolucionária que foi capaz de facilitar o aprendizado da robótica para de milhares de estudantes da área de TI.

Se você é apaixonado por tecnologia ou já estudou sobre o assunto é muito provável que você já tenha ouvido falar do Arduino e de suas aplicações.

As placas são pequenas e simples e tem como objetivo principal ser ativo na robótica, principalmente para aplicações de prototipação.

Assim como o Linux, o Arduino é uma placa de hardware open source e por isso ele pode ser modificado e alterado de várias formas. Por motivos legais, ele não pode perder o “ino” no nome.

Tal como o Ubuntu, o Arduino possui “distribuições” diferentes, como o Netduino, Produino e Garagino, cada um com funções e aplicações distintas.

O Arduino possui uma programação bem simples com uma biblioteca toda em C/C++, até quem não tem um contato muito grande com programação pode se aventurar com ele.

Esse fator deu tão certo que hoje em dia até mesmo artistas e músicos usam o Arduino para criar suas artes e suas composições.

Os usos do Arduino

A principal finalidade do Arduino, como dito antes, é ser usado na prototipagem de projetos robóticos, além da emulação de controles de sistemas interativos, porém, com o baixo custo do Arduino e com suas infinitas possibilidades ele foi ganhando cada vez mais espaço.

Com suas variações e inovações no seu uso, ele possui uma usabilidade incrível.

Atualmente você pode encontrar o Arduino sendo usado em controle de smart homes, em escritórios e na automação de industrias e comércios.

Existem projetos com o Arduino para abrir e fechar as janelas de uma casa ou um escritório dependendo do horário, para medir a quantidade de luz no local e até mesmo para verificar se há ou não pessoas dentro e uma sala ou ambiente.

Também existem projetos para portas de garagens, termostato de residências e em alguns casos ele pode até ser usado na culinária.

O que achou? Que tal aprender muito mais sobre o Arduino e dominar todas as suas capacidades? Para isso dê uma conferida nessa aula completamente gratuita!