Design gráfico com Inkscape

Se o GIMP é um substituto para o Photoshop, o Inkscape é um substituto para o Corel Draw. Porém, ao contrário do GIMP, que possui limitações drásticas comparadas ao Photoshop, o Inkscape não perde em quase nada em relação ao software pago da Corel.

De forma básica o Inkscape é um software livre que acompanha as premissas do projeto GNU. Ele é um programa de vetorização, ou seja, ele é capaz de criar e editar imagens a partir de vetoriais. Essa é uma ferramenta essencial para qualquer designer ou criador de conteúdo gráfico.

A imagem vetorial tem uma aplicação muito maior do que outras imagens e formatos. Por exemplo, uma imagem vetorizada, ou então um desenho criado completamente através de vetores, pode ser modificado e redimensionado sem perder a qualidade da imagem, o que é impossível realizar em bitmaps ou com outros editores de imagens.

O Inkscape também é capaz de exportar suas criações para o formato PNG, assim como é capaz de importar formatos como TIFF, GIF, JPG, AI, PDF, entre outros.

Ou seja, o Inkscape, assim como o Corel Draw, é o básico para qualquer designer, e a ferramenta primordial para um trabalho de qualidade, tanto para WEB como para impressão gráfica.

Qual a vantagem de usar o Inkscape?

Como dito, o Corel e o Inkscape são capazes das mesmas tarefas, então por que usar o Inkscape?

Se você estiver interessado em começar a trabalhar com imagens, vetorizações e outros aspectos ligados a esses programas, você deve pensar no custo benefício do que você irá querer fazer.

O Corel é um programa pago e seu preço é bem elevado, sua licença pode chegar a preços altíssimos e se você está apenas começando a trabalhar com isso ou não tem muito capital inicial para começar, o Corel não é uma solução tão viável.

Já o Inkscape é completamente gratuito e com o código aberto. Ou seja, você não irá gastar nada, além de ter uma comunidade ativa que está sempre oferecendo soluções, tutoriais e novos plugins para o software.

Quer saber mais sobre o Inkscape e dominar essa ferramenta? Então veja essa vídeo aula completamente gratuita!