Uber: fecha acordo medidas de emergência para passageiros

Na terça-feira dia 13, a Uber e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) firmaram um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de estabelecer uma parceria inédita na região Norte. O acordo permitirá o compartilhamento de informações em tempo real em casos de emergência com o Centro Integrado de Operação de Segurança (Ciops).

A principal ação dessa parceria será a integração do botão “Ligar para a Polícia” no aplicativo da Uber ao Ciops, que reúne todas as instituições responsáveis pelo atendimento de emergências por meio do número 190.

De acordo com o general Carlos Alberto Mansur, secretário de segurança pública do estado, os atendentes de emergência receberão todos os dados da viagem, incluindo a geolocalização. Dessa forma, quem fizer a chamada de emergência não precisará verbalizar essas informações.

Essa colaboração entre a Uber e as autoridades de segurança do Amazonas foi planejada desde 2022. Para a Uber, o compartilhamento desses dados com as autoridades em situações de emergência é fundamental para economizar tempo precioso durante ocorrências. Portanto, essa iniciativa representa a contribuição da empresa de tecnologia para auxiliar as forças de segurança.

Além disso, o Ciops terá acesso a informações adicionais, como placa, marca, modelo e cor do veículo, nomes do motorista e do usuário, além de números de telefone. As informações serão transmitidas ao órgão por meio da tecnologia RapidSOS, que conecta dados críticos aos serviços de emergência locais. Essa ferramenta já está em uso no Rio de Janeiro e no Maranhão.

A Uber tem planos de expandir essa integração para todo o Brasil, estabelecendo acordos semelhantes com as autoridades de cada estado. Atualmente, o serviço da Uber está disponível em mais de 1,2 mil cidades nos Estados Unidos, além de vários estados e províncias do México, África do Sul e Canadá.