O Que é Ransomware e como se proteger contra cyber extorção e sequestro de dados

O que é Ransomware

Ransomware é um tipo de software malicioso que usa criptografia para impedir o acesso aos arquivos do computador infectado. Para voltar a acessar normalmente os dados do computador que foi alvo desse ataque, os atacantes pedem o pagamento de um determinado valor para o resgate dos dados, como acontece em um sequestro.

O Uso de um Ransomware nos recentes ataques do Anonymous contra a Anatel e o Ministério Público.

Um Ransomware foi usado últimos e mais recentes ataques do coletivo hacktivista Anonymous, como o ataque a Anatel em protesto contra as franquias de dados na internet banda larga fixa e o ataque ao Ministério público. Foi divulgado na página do Anonymous no Facebook que foi usado um Ransomware para criptografar e sequestrar dados de vários computadores.

Nesse caso, ao invés de dinheiro, foram pedidas soluções sobre os problemas que estão sendo questionados pelos consumidores de serviços de internet atualmente.

Como pode ocorrer a infecção por um Ransomware

A forma pela qual o seu computador pode ser infectado por esse tipo malware não é muito diferente das formas de infecção por Virus, Cavalos de Troia ou Spywares. É comum a infecção ocorrer através do download de arquivos infectados, acesso a sites maliciosos, ataques de Phishing Scam ou invasões.

Como se proteger contra esse tipo de ataque e minimizar os possíveis prejuízos caso isso aconteça

Em computadores com Windows, não se esqueça de manter um Antivirus instalado e atualizado, alem de manter o firewall do sistema ativo.

A única proteção realmente definitiva para se proteger contra os perigosos ataques de sequestro de dados através dos malwares conhecidos como Ransomware é realizar backups com muita frequência ou sempre que houver alterações importantes e significativas nos dados armazenados no computador. Dessa forma, caso o computador seja infectado por esse tipo de programa malicioso, basta reinstalar o sistema e recuperar o backup anterior, evitando assim ficar na mão dos invasores e ter que pagar o valor que eles pedirem pela senha de acesso para recuperar os dados.

O que fazer quando você já foi vítima de um ataque com Ransomware e não tem backup

A opção mas simples, obvia e fácil de resolver esse problema é pagar o valor que for pedido e fazer o backup da próxima vez para evitar que isso aconteça.

Outra opção é procurar a delegacia de crimes cibernéticos, no entanto, nem sempre é possível obter ajuda porque muitas vezes o atacante pode estar em outro país.

A terceira e mais difícil e demorada opção é tentar descriptografar os dados.

Esse artigo que eu encontrei na internet mostra como fazer isso, mas nem sempre é possível quebrar a criptografia de um Ransomware.