Anonymous divulga dados da diretoria da Anatel em protesto contra as franquias de dados na internet fixa

Após a invasão e o sequestro de alguns computadores da Anatel e do Ministério Público, O Anonymous Brasil divulgou em sua página no facebook dados sigilosos que supostamente pertencem aos membros da diretoria da agencia reguladora Anatel.

A Anatel ainda não confirmou a invasão que teria sequestrado diversos computadores usando um Ransomware(Um tipo de Malware que criptografa os arquivos de um computador e a senha fica em posse do invasor).

Motivação do Anonymous para realizar essas invasões

O objetivo do Anonymous ao realizar essas invasões e esses ataques é o fim das franquias de dados na internet fixa.

Para saber mais sobre as franquias de acesso, assista o vídeo que eu publiquei recentemente no meu canal do Youtube.

Dados que vazaram após essa invasão

Foram divulgados dados pessoais do Presidente da Anatel, João Resende e de 49 funcionários. Entre esses dados sigilosos que foram divulgados nesse vazamento estão os números de documentos como RG e CPF, endereço, telefone e até mesmo o nome dos pais dessas 50 pessoas que ocupam cargos importantes na agencia.

A Anatel ainda não confirmou a invasão e nem se os dados são de fato verdadeiros.

O que vai mudar com a implementação das franquias de acesso na banda larga fixa

Sendo implantado esse tipo de cobrança das franquias de trafego de dados na banda larga fixa, os serviços de internet fixa residencial e comercial passariam a funcionar de forma semelhante aos planos de internet 3G oferecidos pela empresas de telefonia móvel onde existem os seguintes modelos e cenários possíveis para quando a franquia de acesso for alcançada.

  1. O acesso a internet seria cortado após alcançar o limite da franquia
  2. A velocidade do acesso a internet seria reduzida após ultrapassar a franquia e só voltaria a velocidade normal no mês seguinte.
  3. Seria feita a cobrança de um valor adicional referente ao tráfego de dados alem da franquia

A Anatel impediu essa prática por 90 dias, no entanto, essa agencia reguladora que tem a função de proteger o interesse dos clientes de serviços de telecomunicações e manter um ambiente favorável para que os negócios dessas empresas possam prosperar sem que haja exploração aos consumidores, tem caminhado em direção a aprovação desse modelo de prestação de serviços de acesso a internet banda larga.

Fonte: Fanpage do Anonymous Brasil no Facebook