Introdução a programação para Android no Linux

O Android é um sistema operacional para dispositivos móveis desenvolvido inicialmente pela Android Inc em 2005 que depois foi adquirido pelo Google. Em 2007 foi formada a Open Handset Alliance, uma aliança formada pelo Google e outras 33 empresas que tem como objetivo trazer inovação para os dispositivos móveis e uma melhor experiência para os usuários.

Os celulares e tablets com Android foram se tornando cada vez mais populares e, consequentemente, a quantidade de pessoas querendo aprender a programar para Android também aumentou bastante.

E graças a Open Handset Alliance os desenvolvedores de aplicativos móveis tem a oportunidade de participar ativamente do desenvolvimento de aplicativos para Android utilizando o Android Software Development Kit ( SDK ) que foi lançado no site do Google Developer.

O Android é uma excelente plataforma para desenvolvimento. A API tem uma excelente documentação e é fácil de utilizar. Os desenvolvedores são livres para criar qualquer aplicação para Android e vendê-la para quem possui celulares e tablets com o sistema operacional.

Mesmo se você não tiver um celular com Android é possível escrever o código e testar em um emulador de Android para Linux como o Genymotion ou o Andro VM.

Como desenvolver um aplicativo Android no Linux

Se você quiser ir direto para a parte prática e aprender como usar o Android Studio, assista essa videoaula.

A forma mais rápida de ter ambiente de desenvolvimento Android no Linux é através do Android Studio. Você também precisará instalar a JDK 6 (não apenas a JRE).

O Android Studio é a IDE oficial para o desenvolvimento de aplicativos para Android. Ele foi baseado na IntelliJ IDEA e oferece um editor de códigos poderoso e intuitivo, além de diversas ferramentas para auxiliar no desenvolvimento.

Ele ainda tem outras vantagens como um emulador rápido e cheio de recursos, um ambiente unificado para todo tipo de dispositivo Android, templates de códigos e integração com o GitHub para te ajudar a criar recursos comuns de aplicativos e importar códigos de exemplo.