Operação internacional na dark web

288 pessoas foram presas em uma operação internacional, por suspeita de venda de drogas na Dark Web. A ação contou com a participação de nove países, incluindo o Brasil, que teve uma pessoa presa.

Segundo a Europol, na posse dos suspeitos foi apreendido mais de 50 milhões de euros (cerca de R$ 277 milhões na cotação atual), 850 kg de drogas (anfetaminas, ecstasy, LSD e cocaína) e 117 armas de fogo.

O nome da operação se chama SpecTor e fechou a plataforma de venda drogas nomeada “Monopoly Market”, que estava no ar desde 2019. A operação contou com polícias e justiça do Brasil, Reino Unido, Suíça, Áustria, França, Estados Unidos, Alemanha, Polônia e Holanda.

Catherine De Bolle, diretora executiva da Europol, afirmou “Nossa coalizão de autoridades policiais em três continentes prova que todos nos saímos melhor quando trabalhamos juntos. Esta operação envia uma forte mensagem aos criminosos na dark web: a aplicação da lei internacional tem os meios e a capacidade de identificar e responsabilizá-lo por suas atividades ilegais, mesmo na dark web”.

A promessa é que a operação não terminará, mesmo com as prisões, pois as investigações continuam. As autoridades disseram ter tido acesso a lista de compradores e fornecedores das drogas e, por causa disso, pessoas do mundo todo ainda podem ser processadas.