Python é a linguagem de programação mais popular sugere nova pesquisa

Python é a linguagem de programação que domina o rankings interativos anuais do IEEE Spectrum das principais linguagens de programação, atualmente o único conselho a ser dado é aprenda Python, não precisa ser um pythonista obstinado, mas aprender a linguagem bem o suficiente para utilizar uma das inúmeros bibliotecas escritas para ela, isso provavelmente vale o seu tempo.

 

Com o conhecimento básico do Python, já saberá tudo sobre os pros e os contras de bibliotecas especificas para coisas como projetos embarcados e sistemas de IA em grande escala. Dependendo do domínio, complexidade e qualidade da documentação, grocá-la pode ser mais difícil do que aprender Python.

Python tem os seus limites, como mostra a popularidade continua de linguagens de programação que sejam mais adequadas para resolver problemas específicos, como  R , SQL e Matlab .  Outras linguagens como C , C ++ , Java e Javascript também continuam a dominar no topo das classificações, por seus próprios méritos quando por causa da enorme base existente de código escrito neles. Partes significativas do próprio Python e suas bibliotecas são escritas em C por motivos de desempenho. E embora muitas linguagens de alto nível tenham surgido e desaparecido, sempre haverá um lugar para aqueles que desejam escrever o mais próximo do metal possível em algum tipo de código assembly.

 

 

  • Python 100.00
  • Java         95.4
  • C              94.7
  • C++          92.4
  • JavaScript 88.1
  • C#             82.4
  • R               81.7
  • Go             77.7
  • HTML        75.4
  • Swift 70.4

A classificação  é projetada para refletir os interesses de um típico membro do IEEE. As métricas foram extraídas de fontes que são considerados bons proxies para poder avaliar a popularidade das línguas, pois impossível saber exatamente o que todos estão fazendo em seus teclados. Alguns foram consultados por meio de interfaces disponíveis publicamente, como Stack Overflow ou Google, e outras métricas foram retiradas de fontes privadas, como o banco de dados de artigos Xplore do IEEE ou os dados sobre quais idiomas são solicitados pelos empregadores, que vêm do site de empregos do IEEE e cortesia de CareerBuilder .

Algumas dessas métricas refletem as peculiaridades de um momento peculiar: como por exemplo,a métrica do Twitter, Cobol caiu do 7º para o 34º lugar. Isso se deve ao fato de que Cobol foi brevemente um tópico quente no Twitter em 2020, depois os apelos de funcionários do governo que precisavam atualizar sistemas legados em face da pandemia de Covid .

Na classificação padrão do Spectrum, outros movimentos incluem o C # da Microsoft, que foi do 25º lugar no ano passado para 7º este ano. Isso reflete provavelmente que a versão 9.0 da linguagem foi lançada no final de 2020, o próximo lançamento do Windows 11, o crescente interesse geral em sistemas distribuídos, que foi projetado para habilitar o C #.

Foram adotadas abordagens pragmática para definir uma linguagem de programação, o HTML pode não ser de propósito geral, mas é louruca esxlui-lo. Da mesma maneira, que o código do Arduino pode ser considerado simplesmente escrito em um subconjunto de C ++, mas não é isso que as pessoas procuram quando estão tentando fazer seus LEDs piscarem. E os domínios de aplicativo, como web ou celular, que o usuário pode filtrar, baseiam-se no uso típico, não em outliers. O Python a alguns anos atrás não foi classificado como uma linguagem incorporada, mas  de melhorias nos poderes de processamento de microcontroladores e desenvolvimento de dialetos projetados para pequenos sistemas, desde então, tornou-se um goto agora para muitos fabricantes.