Opera One: Navegador com ChatGPT

O Opera One, o novo navegador da Opera Software, foi anunciado hoje, dia 20, e já está disponível para download gratuito em sistemas Windows, Mac e Linux. Destacando-se por sua inteligência artificial generativa integrada, chamada Aria, o Opera One apresenta o inovador Design Modular e recursos avançados, como as Tab Islands, que visam facilitar a organização das abas.

Após um período de testes, o Opera One foi desenvolvido para substituir a versão atual do Opera, que está prestes a alcançar sua centésima edição. Segundo a empresa, o navegador foi completamente repensado e redesenhado para aproveitar os benefícios da inteligência artificial.

A Aria, fruto de uma colaboração com a OpenAI, pode ser acessada por meio de linhas de comando, como CTRL+ (no Windows) ou CMD+ (no Mac). Esses comandos permitem que o usuário interaja com a IA, realizando perguntas de forma conversacional, seguindo o modelo do ChatGPT.

O Opera One utiliza a plataforma GPT e possui prompts contextuais que podem ser acessados ao clicar com o botão direito do mouse ou ao destacar trechos de texto dentro do navegador.

Além disso, graças à IA, o Opera One oferece a opção de adicionar resultados ao vivo da web, permitindo a colaboração na busca por informações online, obtenção de respostas sobre produtos e até mesmo geração de texto e códigos de programação.

Os serviços de IA estão disponíveis na barra lateral do navegador. Para acessá-los, é necessário abrir a barra lateral e fazer login ou cadastrar-se com uma conta gratuita do Opera.

No que diz respeito ao design e às funcionalidades, o Opera One adota o conceito de Design Modular. Isso significa que o navegador aprende e se adapta ao estilo de uso de cada pessoa, priorizando os recursos mais utilizados e proporcionando uma experiência de navegação mais fluida.

Para implementar essa interface adaptativa, o novo navegador utiliza o Multithreaded Compositor, uma ferramenta que coordena o processo de renderização no navegador, interpretando códigos HTML, CSS e JavaScript para gerenciar o que é exibido na tela.

Outro destaque do Opera One são as Tab Islands. Essa tecnologia permite que o comportamento das abas seja personalizado de acordo com a experiência de cada usuário. As abas podem ser agrupadas, movidas, salvas para acesso posterior e até mesmo etiquetadas.

Por exemplo, ao utilizar o novo navegador gratuito, é possível criar um grupo de abas contendo páginas sobre itinerários de viagens, pesquisa de hotéis, rotas e passeios turísticos, ao planejar um período de férias. Também é possível criar automaticamente uma ilha de abas para separar documentos de trabalho específicos.