O Antigo Twitter planeja testar três níveis de serviço premium

A empresa anteriormente conhecida como Twitter, agora chamada de X, planeja testar três níveis de seu serviço X Premium como parte de uma estratégia para gerar receita adicional, conforme relatado pela Bloomberg. A CEO da X, Linda Yaccarino, apresentou essa proposta aos detentores de dívidas da X durante uma reunião na quinta-feira. Ela informou aos banqueiros que a X dividiria a atual assinatura Premium de US$ 7,99 em três planos diferentes: Básico, Standard e Plus, cada um com preços variados. Essa mudança poderia potencialmente aumentar as receitas da X, compensando a perda de receita publicitária que a empresa enfrentou desde a aquisição da plataforma por Elon Musk no outono passado.

Embora não esteja claro quando esses planos de assinatura de três níveis serão implementados, já foram encontradas referências a eles no código do aplicativo X por @aaronp613. Essas referências indicam a existência de um plano “Premium Básico”, “Premium Standard” e “Premium Plus”, cada um oferecendo diferentes níveis de anúncios, incluindo anúncios completos, metade dos anúncios ou nenhum anúncio, respectivamente. Isso sugere que o atual plano Premium da X se tornaria essencialmente o novo nível intermediário, uma vez que atualmente permite que os assinantes removam metade dos anúncios. Não ficou claro se todos os assinantes receberiam a marca azul de verificação, que pode permanecer como um recurso mais exclusivo.

Linda Yaccarino também planeja se encontrar com os sete bancos que financiaram a aquisição do Twitter pela X. Essa aquisição está atualmente sob investigação da SEC devido a supostas violações das leis de valores mobiliários por parte de Elon Musk, que teria adquirido ações do Twitter antes da aquisição.

Desde a aquisição, a X passou por mudanças controversas que afetaram anunciantes, levando grandes marcas a retirar seus anúncios após exibições em meio a conteúdo controverso, incluindo discursos de ódio e conteúdo pró-nazi. A receita publicitária da X nos EUA diminuiu consistentemente desde a aquisição de Musk, com um declínio de 60% ano a ano em agosto, de acordo com a Reuters.

Linda Yaccarino ingressou na X em junho, vinda da NBCUniversal, com a missão de revitalizar o negócio de publicidade da empresa. Ela revelou que os anunciantes estão retornando à X, embora com orçamentos menores do que antes. Além disso, observou que o fluxo de caixa da empresa seria positivo, exceto pela dívida de US$ 13 bilhões que a empresa acumulou. A Bloomberg estimou que a X também deve cerca de US$ 1,2 bilhão em pagamentos de juros sobre essa dívida anualmente.

Não está claro se a estratégia de três níveis de assinatura incluirá o plano recentemente anunciado por Elon Musk, que propõe que todos os usuários paguem uma pequena taxa pelo uso da plataforma, alegando ser a única maneira de combater os bots. Linda Yaccarino ficou surpresa quando questionada sobre esse plano durante a Code Conference, levantando questões sobre seu conhecimento das metas de negócios da X e sua compreensão dos números da empresa. Diferenças nas estimativas de usuários ativos diários também foram destacadas, gerando confusão sobre o desempenho real da plataforma.