Microsoft revela Azure Operator Call Protection para combater chamadas de Spam

A Microsoft lançou o Azure Operator Call Protection, um programa baseado em inteligência artificial (IA) projetado para filtrar e bloquear chamadas consideradas suspeitas pelos usuários. O serviço foi apresentado durante o Mobile World Congress (MWC 2024), a maior feira de tecnologia móvel do mundo, que acontece de segunda-feira dia 26 a quinta-feira dia 29.

O Azure Operator Call Protection é uma ferramenta que analisa ligações em tempo real e alerta os usuários sobre possíveis fraudes durante as conversas. A Microsoft enfatiza que o serviço será opcional e permitirá que os usuários decidam sobre a continuidade das chamadas com base nos alertas emitidos pela IA.

Segundo Shawn Hakl, vice-presidente de estratégia 5G para o programa Azure for Operators da Microsoft, a tecnologia utiliza indicadores de IA para identificar padrões que sugerem atividades fraudulentas. Isso pode incluir linguagem persuasiva que busca obter informações confidenciais dos destinatários.

A Microsoft está trabalhando em parceria com o BT Group para testar o Azure Operator Call Protection. Embora ainda não haja uma data específica para o lançamento comercial, a empresa planeja expandir o serviço para incluir não apenas chamadas de voz, mas também mensagens de texto no futuro.

As chamadas de spam representam um desafio persistente para os usuários de telefonia, com estatísticas mostrando que uma pessoa atende em média 14 chamadas desse tipo por mês. A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos tem intensificado esforços para combater as chamadas automáticas (“robocalls”) e considera ilegais aquelas feitas usando vozes geradas por inteligência artificial.

O Azure Operator Call Protection oferece aos usuários a possibilidade de interromper chamadas suspeitas e tomar uma decisão informada sobre sua continuidade. O serviço será opt-in, garantindo que os usuários possam escolher se desejam utilizar essa proteção. Além disso, a Microsoft garante que os dados das chamadas não serão armazenados nem utilizados para treinar modelos de IA, promovendo a privacidade dos usuários.

À medida que novas ameaças surgirem, o modelo de IA será atualizado para detectar e responder a novos padrões de fraude, proporcionando uma proteção contínua contra golpes telefônicos.