Proton lança serviço de armazenamento em nuvem criptografado para usuários de Mac

A empresa suíça Proton, conhecida por seu foco em privacidade, anunciou o lançamento de seu serviço de armazenamento em nuvem com criptografia de ponta a ponta (E2EE) para usuários de Mac. Essa expansão ocorre quatro meses após o lançamento do serviço para usuários do Windows.

Inicialmente focada na oferta alternativa ao Gmail chamada Proton Mail, a Proton ampliou sua atuação para VPNs, um gerenciador de senhas, calendário e, agora, armazenamento em nuvem. O Proton Drive estreou na web em setembro passado, seguido por aplicativos móveis nativos em dezembro e a versão para Windows em julho, tornando-se agora totalmente multiplataforma.

O Proton Drive é parte da estratégia mais ampla da Proton para fornecer produtos no mercado como alternativas seguras e centradas na privacidade em relação aos serviços do Google e, no caso dos usuários de Mac, como uma opção ao iCloud da Apple.

O Proton Drive promete criptografia completa para arquivos e pastas por padrão, diferenciando-se da abordagem do iCloud, que requer a ativação manual da criptografia de ponta a ponta para alguns tipos de dados. O Proton Drive afirma aplicar criptografia completa a todos os dados, incluindo metadados e nomes de arquivos, por padrão.

O serviço oferece 1 GB de armazenamento gratuito, com planos pagos iniciando em US$ 4 por mês para 200 GB de armazenamento e recursos adicionais, como a capacidade de armazenar automaticamente versões anteriores de um arquivo por até 10 anos.

No momento, o Proton Drive para Mac permite a sincronização apenas dos arquivos armazenados na pasta Proton Drive, mas a empresa está trabalhando para permitir a sincronização com qualquer pasta local.

Embora a Proton tenha disponibilizado o código-fonte de grande parte de seus aplicativos ao longo dos anos para inspeção por terceiros, o aplicativo Proton Drive para Mac ainda não é de código aberto, mas a empresa planeja torná-lo open source no devido tempo. Para usuários de Linux, a Proton indicou que essa opção também estará disponível eventualmente, fazendo parte de seus planos de longo prazo.