Microsoft anuncia mudanças na integração de impressoras com o Windows para melhorar a experiência dos usuários

A relação entre impressoras e o sistema operacional Windows nunca foi livre de desafios, mas a Microsoft está determinada a resolver esse problema, seja de forma pacífica ou não. A empresa revelou seus planos de simplificar o processo de instalação de hardware de impressoras para os usuários e, ao mesmo tempo, reduzir vulnerabilidades e problemas de compatibilidade associados ao uso de software e drivers de terceiros.

O plano delineado pela Microsoft começa a ser implementado em 2025, quando não permitirá mais que novos drivers sejam disponibilizados pelo Windows Update através do Windows Hardware Compatibility Program (WHQL). No entanto, as empresas que já oferecem suporte poderão continuar a disponibilizar suas atualizações por meio do Windows Update.

A partir de 2026, a Microsoft direcionará os usuários para uma instalação usando o próprio IPP Class Driver nativo, em vez de depender dos drivers fornecidos pelos fabricantes e disponibilizados pelo Windows Update. Em 2027, a empresa não permitirá mais atualizações via drivers de terceiros, a menos que sejam altamente específicas e comprovadamente capazes de melhorar a segurança ou resolver falhas existentes.

Atualmente, o IPP Class Driver disponível no Windows é o Mopria, desenvolvido por Canon, HP, Samsung e Xerox, e tem recebido atualizações básicas desde a versão W10 21H2. Isso não implica que o suporte a drivers alternativos será completamente eliminado, já que os drivers podem ser instalados de outras maneiras e atualizados independentemente do Windows Update. No entanto, há o risco de que esses drivers não funcionem de maneira ideal, mas apenas o tempo revelará os resultados.

A Microsoft também expressou preocupação com a plataforma de drivers “legado” (que não segue os padrões estabelecidos pela Mopria), garantindo que esses drivers “v3” e “v4” ainda manterão funcionalidades básicas, mesmo após o fim do suporte para outros drivers.

Essas mudanças podem representar uma grande virada de página para os usuários do Windows que enfrentaram desafios com suas impressoras “desde sempre”. A esperança é que essas medidas finalmente resolvam os problemas persistentes e tornem a integração entre sistema operacional e hardware de impressão uma experiência mais tranquila.