Ubuntu Gnome deixará de existir e será fundido ao Ubuntu

O Ubuntu 17.04 Zesty Zapus foi lançado na semana passada, porém, o lançamento foi ofuscado por uma notícia muito maior que irá mudar muito a experiência dos usuários Ubuntu.

A novidade é que o Unity será descontinuado como interface gráfica do Ubuntu e no seu lugar entrará o Gnome. Graças a isso, o flavor oficial Ubuntu Gnome deixará de existir.

Com o fim do Unity como interface gráfica padrão para o desktop do Ubuntu, a Canonical irá juntar a equipe do Ubuntu Gnome com a equipe do Ubuntu Desktop (ou pelo menos os que sobraram dessa equipe). Ou seja, o Ubuntu Gnome deixará de ser apenas um flavor oficial e passará a ser “o Ubuntu” oficial.

Ainda não está claro o que exatamente irá acontecer com o Desktop do Ubuntu. Segundo um dos comentários feitos por Mark Shuttleworth, criador do Ubuntu e da Canonical, a ideia é que o Ubuntu passará a entregar um desktop “All Gnome”.

Entretanto, essa é uma declaração ambígua. Ainda não se sabe se o Ubuntu irá simplesmente empacotar o Gnome Shell default, como o Fedora já faz, ou se então o Ubuntu irá voltar com as customizações visuais completas, como fazia na época do Gnome 2.

Os desenvolvedores do Ubuntu Gnome deram a entender que haverá sim, pequenas customizações para atribuir ao Ubuntu, agora com Gnome.

Possivelmente será uma aparência “Ubuntu” com cores e temas e possivelmente algumas extensões.

Mas como dito, é apenas o que dá a entender, nada realmente oficial ou concreto pode ser dito sobre isso por enquanto.

Essas mudanças acontecerão a partir da próxima versão do Ubuntu, a 18.04. Ou seja, o Unity irá existir por mais um ano, assim como o Ubuntu Gnome. Mas é bom os usuários irem se preparando para essa mudança um tanto radical.