Atualmente o Linux está cada vez mais popular. Isso acontece por causa das novas facilidades que vem sendo implementadas nas distros mais comuns. Com o Linux seguindo um caminho mais voltado para o usuário comum, o número de utilizadores deste sistema cresce de forma exponencial.
Um exemplo claro disso é a pesquisa feita pela NetMarketShare que mostrou um aumento de 50% no uso do sistema operacional em todo o mundo. Não apenas isso, mas o Linux finalmente bateu a marca de 3% no uso total em desktops do mundo.
Como é possível visualizar no gráfico, o Linux está atualmente com 3,37% do Market Share. Claro que é um número considerado baixo, principalmente em relação ao Windows (que ocupa quase 90% do gráfico), mas para o Linux essa é uma marca impressionante e que mostra uma mudança relevante no cenário dos Sistemas Operacionais.
Essa é a primeira vez que o Linux ameaça a se igualar com o Mac OS X (atualmente com 3,59% do mercado). Este é um excelente sinal para os entusiastas do sistema operacional.
Esse tipo de crescimento está acontecendo gradualmente. Distros como o Mint, Ubuntu e a mais nova sensação Deepin estão caindo cada vez mais nos gostos dos usuários comuns.
As novas interfaces bem amigáveis e fáceis de serem usadas estão atraindo muitas pessoas que querem usar o computador apenas para lazer e atividades cotidianas.
Outro grande ponto que atrai novos usuários é o fato do Linux ser completamente gratuito. Cada vez mais escolas e empresas estão adotando distros do Linux como o seu principal sistema, cortando gastos e aumentando a segurança.
Outro fator que vale a pena ser mencionado é que o gráfico mostra apenas computadores que estão utilizando a internet. Computadores configurados para servidor, industrialização, automação de sistemas e até mesmo investigação não entram nesta estatística e a maioria deles utiliza o sistema do pinguim.