Dispositivos móveis passam a ter suporte para o Debian

Recentemente o Debian completou 24 anos de existência, mas aparentemente ele não está mostrando nenhum sinal de que vai parar de pensar no futuro.

Uma dessas importantes novidades foi anunciada na Conferência do Debian 2017, a DebConf17. A novidade é que o Debian agora é funcional em Tablets, Smartphones e computadores portáteis!

Na conferência os assuntos principais foram o Debian para Desktop e para dispositivos móveis. Mais de 50 desenvolvedores se reuniram para discutir sobre a o futuro do Debian nos dispositivos móveis.

A intenção é que o Debian funcione em tablets, smartphones e qualquer tipo de computador portátil.

A notícia foi divulgada por W. Martin Borgert, importante nome do mundo Debian. A ideia principal é fazer com que o Debian rode em cada vez mais dispositivos móveis, podendo garantir que o sistema tenha um futuro dentro do mercado de smartphones, oferecendo uma alternativa ao iOS e o Android.

Atualmente, os dispositivos moveis que rodam o Debian não são tão conhecidos. Porém, este cenário mudou um pouquinho já que na conferência foi informado que o Galaxy S Relay 4G possuirá um suporte satisfatório para o Debian.

Este é um grande passo para o sistema operacional, já que o Galaxy é um dos principais celulares do mercado atual.

Além do Galaxy S Relay 4G, o Debian também tem suporte no PocketCHIP, um computador de mão que roda Debian 8 ou 9. Outro exemplo de computador de mão com suporte ao Debian é o Pyra, bem popular dentro do projeto Debian, um computador de mão moderno com uma tela sensível ao toque, teclado WI-fi, cartões SD, USB, GPS e muito mais.

Existe também um smartphone feito com o Raspberry Pi Zero, o ZeroPHONE, ele também usa o Debian de forma nativa.

O avanço do Debian nos celulares é uma notícia muito boa para os usuários do Linux que acabaram se decepcionando com o abando do Ubuntu Phon por parte da Canonical.