O Android é um sistema operacional para dispositivos móveis desenvolvido pela Google. Ele é baseado no kernel do Linux e criado com foco em dispositivos móveis como tablets e smartphones.
Desenvolvido inicialmente pela Android, Inc., que foi comprada pela Google em 2005, o Android foi lançado em 2007 junto com a fundação da Open Handset Alliance, um consórcio de empresas de hardware, software e telecomunicações dedicadas ao avanço de padrões abertos para dispositivos móveis.
O Android foi um verdadeiro sucesso, em julho de 2013 a Play Store já tinha mais de um milhão de aplicativos publicados e mais de 50 bilhões de downloads.
Mas afinal, o Android é Linux?
A resposta para esta questão está no que estamos nos referindo ao falar de Linux. As pessoas utilizam o termo Linux para se referir a várias coisas diferentes.
Geralmente usamos a palavra Linux para falar do kernel do Linux, ou seja, a parte central do sistema operacional.
Mas as vezes também utilizamos o termo Linux para nos referir às distribuições como Ubuntu, Mint, Mandriva, Debian, Fedora, Arch, openSUSE, entre outras, mesmo que elas não sejam apenas o kernel. As distribuições têm várias diferenças no software como os utilitários GNU, o servidor gráfico Xorg, o desktop GNOME, o navegador Firefox, entre outras.
O Android utiliza a kernel do Linux na sua base. Como o Linux é de código aberto, os desenvolvedores do Android podem modificar esse kernel de acordo com as sus necessidades.
O Linux oferece aos desenvolvedores de Android um kernel de sistema pré-criado e já operante para que eles possam começar o desenvolvimento sem a necessidade de criar o seu próprio kernel.
Essa é a forma que muitos dispositivos diferentes são criados. O PlayStation 4, por exemplo, utiliza o kernel de código aberto FreeBSD.
Se você quer aprender como programar para Android usando o Android Studio e publicar os seus próprios aplicativos ou trabalhar na área de desenvolvimento para dispositivos móveis, assista essa videoaula.