Hackers miram ataque a município, mas roubam dados da polícia

Um grupo hacker chamado  Ragnar Locker publicou dados roubados da polícia local, achando que os dados eram do município de Zwijndrecht, na Bélgica.

Entre os dados vazados supostamente expuseram milhares de placas de carros, multas, arquivos de relatórios criminais, detalhes pessoais, relatórios de investigação e mais. Isso pode potencialmente expor pessoas que denunciaram crimes ou abusos e pode comprometer operações e investigações policiais em andamento.

Todos os dados mantidos pela polícia de Zwijndrecht de 2006 até setembro de 2022, foram expostos, os  meios de comunicação belgas consideram esse vazamento de dados um dos maiores desse tipo que impactou um serviço público no país.

 

Ataque confirmado  pela polícia

 

Por meio de uma postagem no Facebook, a polícia de Zwijndrecht respondeu à cobertura da mídia local, minimizando o impacto do incidente e dizendo que os hackers acessaram apenas parte da rede onde a polícia mantinha dados administrativos.

A polícia diz que os agentes de ameaças só podiam acessar dados na rede administrativa, afetando principalmente o pessoal.

Marc Snels  chefe da polícia de Zwijndrecht, disse à rede de notícias VRT que o vazamento de dados resultou de erro humano e que, agora, estão contatando todos os indivíduos expostos para informá-los sobre o incidente.

Snels comentou à mídia local “Não é o caso de todos os dados vazarem. Esta rede contém principalmente informações pessoais de nossa equipe, como listas de pessoal e fotos de festas de pessoal”.

Completou,“Mas é verdade que às vezes há informações sensíveis nessa rede, embora sempre tentemos colocar apenas na rede profissional. São erros humanos. Por exemplo, multas também vazaram. Além disso, fotos de crianças vítimas de abuso. Isso é muito doloroso, é claro”.