Google é processado por monopólio

 

O Google é acuaso de monopólio nas buscas, mas talvez não fosse um problema se dependesse apenas de táticas orgânicas, porque o seu serviço funciona muito bem, no entanto, o Departamento de Justiça afirma que a empresa conquistou essa dominância pagando para ser o serviço de busca padrão em celulares e PCs, ou até proibindo a pré- instalação de um concorrente.

Mas de acordo com o processo judicial, o Google criou um ciclo que reforça seu poder de monopólio através dos lucros obtidos com a sua dominância no mercado, o Googel:

firmou acordos de exclusividade que proíbem a pré-instalação de qualquer serviço concorrente de busca;

fechou contratos que forçam a pré-instalação de seus aplicativos de pesquisa em dispositivos móveis, impedindo sua remoção do dispositivo;

realizou uma parceria de longo prazo com a Apple exigindo que o Google seja o mecanismo padrão de busca no navegador Safari;

usou lucros de monopólio para inserir seu mecanismo de pesquisa em dispositivos, navegadores e outros.

O Doj diz que a conduta do Google prejudicou os consumidores ao reduzir as escolhas em buscadores da web e ao impedor inovação nesse setor; mas além de cobrar mais dos anunciantes propagandas na internet.

O órgão lembra seu processo  judicial na década de 90 contra a Microsoft, que embutia o Internet Explorer no Windows 98. O caso reconheceu que as leis antitruste Sherman Act proíbem acordos anticompetitivos que exigem software padrão pré-instalado e impossível de remover. O DoJ quer aplicar isso ao Google também.

 

O Google se defende, fazendo um comunicado onde afirma que esta ação judicial contra o Google é profundamente falha e diz que as pessoas usam seus serviços porque querem e não que são “obrigadas”. Ma segundo a empresa, o processo “daria destaque artificial para alternativas de pesquisa com qualidade inferior, aumentaria os preços dos celulares e dificultaria para os usuários obterem os serviços de pesquisa que desejam usar”.

Para o Google, é perfeitamente normal pagar para incluir seu serviço de busca, e outras empresas fazem a mesma coisa. Yahoo e Bing pagam para serem destacados no Safari, tanto no iOS como no macOS; enquanto PCs com Windows vêm com o Microsoft Edge instalado e configurado para usar o Bing.