Houve Fraude nas Eleições 2018? Entenda como Hackearam as Urnas Eletrônicas Brasileiras

Esse conteúdo foi publicado antes de sair o resultado das eleições, não estou acusando nenhum candidato de ter fraudado as eleições. Alem disso, o artigo é embasado na avaliação de diversos especialistas em Segurança da Informação, então não se trata de Fake News.

O foco desse post é unicamente na questão da tecnologia envolvida no processo da votação e na segurança da informação, um tema que eu sempre trato aqui no canal.

A ideia aqui é debater se existe a possibilidade de se fraudar o resultado dos votos nas Urnas Eletrônicas.

Eu vou mostrar aqui, vídeos de entrevistas com especialistas em segurança da informação, entre eles o Dr. Pedro Barbosa(Doutor em Ciencia da Computação pela UFCG) e o Prof. Dr. Diego Aranha(da Unicamp) para você assistir e tirar suas conclusões.

A minha conclusão após avaliar esses vídeos é que sim, é possível e provável que as eleições brasileiras estejam sendo fraudadas para favorecer alguns dos candidatos e é possível também que os dois lados estejam fraudando as eleições ao mesmo tempo em regiões diferentes, em zonas eleitorais diferentes. A Possibilidade existe, como os vídeos demonstraram mas eu não tenho como afirmar aqui que de fato isso aconteceu.

Um fato inquestionável na segurança da informação é que não existe sistema totalmente seguro.
Algumas pessoas podem perguntar, mas as urnas usam Linux, você ta dizendo que o linux não é seguro?

O sistema eleitoral brasileiro é muito mais do que o sistema operacional que está instalado nas Urnas Eletronicas. Existem muitos outros pontos onde podem haver falhas e nenhum sistema é totalmente seguro.

O vídeo abaixo, publicado pelo canal Toca do Tux, mostra entrevistas com especialistas em segurança da informação falando sobre a insegurança das urnas eletrônicas e alta probabilidade da ocorrência de fraude nas eleições.

Os vídeos mostram também os relatos de vários eleitores que encontraram problemas nas urnas eletrônicas na hora de votar.

O Vídeo abaixo publicado pelo canal do Youtube: Vida de Programador mostra uma entrevista com o Dr. Pedro Barbosa(Doutor em Ciencia da Computação pela UFCG) que participou de testes de invasão nas urnas eletrônicas junto com o Prof. Dr. Diego Aranha(Professor da Unicamp, entrevistado no próximo vídeo).

Esse vídeo abaixo mostra uma entrevista com o Prof. Dr. Diego Aranha(da Unicamp), que descobriu falhas e vulnerabilidades nas urnas eletrônicas.

 

 

 

 

  • Rogerio

    tem 2 podcasts no jovem nerd falando sobre urna eletrônicas, no vídeo do ibere no manual do mundo abrindo uma urna eletrônica, na descrição do vídeo tem os áudios sabre o tse falando da urna e outro do diego aranha falando sobre tambem ( mais atualizado )