Como conseguir trabalho na área de TI e ter mais clientes como freelancer

Uma pergunta muito comum que eu sempre vejo nos grupos de profissionais de TI nas redes sociais é:

Não consigo trabalho como freelancer, não consigo clientes. O que eu faço?

Apesar de a área de TI sempre ter grande quantidade de oportunidades de trabalho disponíveis no mercado, eventualmente alguém tem dificuldade para encontrar clientes e não sabe não qual caminho seguir.

A minha resposta para essa situação é: se você esta tendo esse problema, você está fazendo alguma coisa errada.

As vagas existem, as oportunidades de trabalho existem, os clientes existem e se você não encontra, você não está fazendo alguma coisa que as pessoas que tem muitos clientes fazem.

Geralmente o problema está em alguma dessas categorias:

Falta Marketing e Vendas – Você é um ótimo profissional e faz o seu trabalho muito bem mas não sabe nada de marketing e vendas. Já viu algum negócio dar certo prestando um ótimo serviço mas sem ter esforço de marketing nem vendas? sem fazer divulgação nenhuma?

Fata de Networking – Se você tem dificuldade para encontrar clientes eu posso dizer quase com certeza que teve um monte de eventos de networking perto da tua cidade, teve hackathon, teve startup weekend, teve um monte de meetups, teve eventos de empresas, evento de software livre e você não foi em nenhum, é por isso que você não tem cliente.

Não usa Sites de Freelancers – Você não usa os sites de freelancer, você até já ouviu falar do workana, 99freelas, getninjas, fivver, freelancer, 20conto. até tem cadastro em algum deles mas não usa ou manda a mesma mensagem padrão para todos os clientes em potencial.

Problemas no Gerenciamento do seu tempo – Você tem grande capacidade de desenvolver um monte de softwares, fazer um monte de sites ou seja lá o que você sabe fazer na sua área.

Você está sem trabalho e no teu tempo livre você fica no facebook, fica vendo série no netflix ou fica vendo televisão ao invés de estudar, divulgar o seu serviço e construir o seu portfólio.

Melhorando esses pontos, você vai conseguir mais cliente como freelancer e se você for programador ou tiver interesse em aprender, eu recomendo os vídeos a seguir:

Recomendo que você acompanhe as minhas séries de vídeos sobre Python, Javascript puro e Javascript com Frameworks(Incluindo a stack MEAN: Node.JS, Angular, Express e MongoBD).

Python

 

 

Javascript com os frameworks da stack MEAN

 

Javascript para Iniciantes