Element lança bridge para integrar mensagens do WhatsApp, Signal e Telegram em um só aplicativo

A Element, fabricante de ferramentas de comunicação e colaboração baseadas em Matrix, lançou uma versão voltada para o consumidor de sua plataforma de mensagens, completa e com pontes para o WhatsApp, Signal e Telegram.

O Matrix Services (EMS) da empresa vem sendo a face corporativa aceitável da rede Matriz há algum tempo, cobrando dos seus clientes relutantes em lançar o seu própri código aberto uma taxa por seus produtos. Depois de alguns meses, ela introduziu uma tecnologia de ponte compatível para poder permitir que os usuários corporativos enviem mensagens a usuários em outras plataformas, como Slack, Teams e WhatsApp.

O ELement One, o novo produto da empresa, agrupa efetivamente 3 das pontes que a EMS estima que mais chamaram a atenção dos consumidores de WhatsApp, Signal e Telegram, em um pacote de US$ 5 por mês.

Ter que gastar US$ 5 pode fazer com que alguns clientes em potencial, que se acostumaram com as ofertas gratuitas dos gigantes do sistema de mensagens, parem pensar antes de querer usar. Mas, no entanto, se aprendemos alguma coisa com os gigantes da mídia social nos últimos anos, é que os serviços freemium são verdadeiramente gratuitos.

Não é possível no momento usar os recursos de voz ou vídeo dos serviços interligados. Claro, se o vovô também é um usuário do Matrix, então se surpreenda com toda essa bondade criptografada de ponta a ponta. No entanto, se ele está executando um serviço com ponte, são apenas mensagens, convites e anexos permitidos por enquanto. Pode-se inserir uma mensagem de voz ou vídeo como anexo, mas na verdade não é a mesma coisa.

O vice-presidente da EMS, Richard Lewis, disse ao The Register, quanto aos bate-papos de voz e vídeo: “Não posso dizer ‘Sim, teremos amanhã ou na próxima semana’, mas continuaremos tentando encontrar uma maneira de fazer tão.”

Lewis observou o desafio inerente à ponte: “O que estamos lutando aqui é a natureza de isolamento das diferentes empresas.”

“O Facebook está tentando mantê-lo preso”, ele disse também, “e não é do interesse deles abrir pontes para outras comunidades.”

A desvantagem da ponte é outro desafio também, que será muito familiar para os antigos usuários do Element. Agora bate-papos com usuários de outras plataformas estão sujeitos aos termos e condições dessas plataformas e uma conta ainda é necessária para fazer com que a mágica aconteça.

Isto é a menos que todos sejam usuários do Matrix, até o vovô.

Lewis disse que as pontes para o Facebook Messenger e o iMessage tiveram um forte destaque no roteiro, já que comumente são usados ​​pelos consumidores: “se eles podem continuar conversando em seus sistemas e você pode ter todo esse bate-papo em um só lugar, é muito melhor para eles.”

E $5 parecerem um preço muito alto a pagar, então sempre terá a opção de código aberto.