Conheça as principais novidades do Gnome 3.26 “Manchester”

Recentemente foi lançado o Gnome 3.26 “Manchester”. Este novo release é o resultado de 6 meses de trabalho da comunidade Gnome e vem com novidades e muitas melhorias.

Alguns dos principais pontos da nova versão são a nova barra de navegação das configurações de sistema, melhorias na rede e nas configurações de tela. Com a nova versão também está chegando a sincronização de browser, graças ao Firefox Sync. Emojis também estão presentes no novo release, todos em cores e totalmente funcionais em vários programas, chats e documentos.

Confira todas as novidades do Gnome 3.26.

Melhoria de pesquisa

A busca do sistema agora está bem melhor. Os resultados ganharam um layout novo que facilita a leitura e mostra mais itens de uma única vez. Agora também é possível procurar por ações do sistema como “Desligar” ou “Suspender”.

Nova aparência das configurações

O Gnome 3.26 traz um novo layout para as configurações de sistema. A antiga grade com vários ícones se foi e agora há uma barra que permite alternar entre as diferentes áreas do sistema.

A ideia é que a nova barra lateral deixe a janela de configuração muito mais simples e dinâmica, facilitando a navegação do usuário.

As configurações de rede também foram melhoradas. Agora o Wi-Fi tem a sua própria área de configuração e as caixas de diálogo da área de redes foram retrabalhadas para serem mais claras e fáceis de entender.

Sincronização do navegador

Agora é possível sincronizar o navegador Gnome com as suas senhas, marcadores e histórico usando o Firefox Sync. Desta maneira é possível fazer um backup das suas informações pessoais.

Melhorias do sistema

Também houveram mudanças visuais para melhorar alguns fatores do sistema.

  • As janelas agora têm uma transição mais suave quando são maximizadas, minimizadas ou reajustadas para outros tamanhos;
  • O tamanho dos ícones das janelas foi aumentado na Visão Geral de Atividades, facilitando a visualização;
  • A barra superior agora fica transparente quando não há nenhuma janela maximizada. Esta é uma mudança que deixa a área de trabalho mais atraente e cria uma melhor sensação de espaço.
  • As janelas de diálogo que avisam quando um programa não está respondendo ganharam um novo estilo, ficando mais integradas e refinadas com o resto do visual.

Essas são as mudanças principais. Mas tem outras novidades e mudanças menores que você pode conferir na página oficial do Gnome.