Chave Pix de 3.020 clientes do Banpará são vazadas

Mais um caso de vazamento de dados preocupa usuários do Pix

O Banco Central confirmou nesta quinta-feira (18/04) o vazamento de chaves Pix de 3.020 clientes do Banco do Estado do Pará (Banpará). Segundo o BC, o incidente ocorreu devido a “falhas pontuais” nos sistemas da instituição financeira e não expôs dados sensíveis como senhas, movimentações financeiras ou saldos em conta.

Este é o oitavo caso de vazamento de chaves Pix registrado desde o lançamento do sistema de pagamentos instantâneos, em novembro de 2020. Em março deste ano, cerca de 46 mil clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) e 87 mil clientes da Sumup Sociedade de Crédito também tiveram seus dados expostos.

Clientes do Banpará serão notificados

As vítimas do vazamento no Banpará serão notificadas por meio dos canais oficiais do banco, como aplicativo e internet banking. O BC ressalta que nem a autarquia, nem o Banpará entrarão em contato com os clientes por outros meios, como telefone, SMS ou e-mail.

Dicas para evitar golpes:

  • Anote sua senha em local seguro: Jamais anote a senha da sua conta no bloco de notas do celular ou em outros lugares de fácil acesso.
  • Reduza os limites de transferência: Diminua os limites de transferência bancária, incluindo o Pix, para dificultar a ação de criminosos.
  • Confirme antes de enviar: Antes de finalizar qualquer transferência via Pix, confira com atenção a chave do destinatário.
  • Desconfie de pedidos: Tenha cuidado ao receber solicitações de transferência de dinheiro, mesmo que sejam de amigos ou familiares. Confirme a veracidade do pedido antes de enviar qualquer valor.
  • Cuidado com links: Nunca clique em links recebidos por email, WhatsApp, redes sociais ou SMS para cadastrar sua chave Pix. Faça isso apenas pelo site ou aplicativo do seu banco ou nas agências bancárias.

Fique atento e proteja seus dados!

O Pix é uma ferramenta útil e prática para pagamentos e transferências, mas exige cuidado e atenção dos usuários. Siga as dicas acima para se manter seguro e evitar cair em golpes.