Apple resolve brecha que permitia ataque ao iPhone via Bluetooth

A Apple agiu rapidamente para corrigir uma vulnerabilidade que possibilitava que o Flipper Zero travasse o iPhone por meio do Bluetooth. Dispositivos com o iOS 17.2 agora parecem não mais sucumbir a esse tipo de ataque, impedindo que uma sequência infinita de solicitações cause o congelamento do celular.

Segundo o site ZDNet, a atualização efetuada pela Apple resolveu a falha sem desativar o Bluetooth Low Energy (BLE) do iPhone. No iOS 17.2, o iPhone ainda recebe as solicitações, porém, elas não são mais capazes de paralisar completamente o dispositivo. A vulnerabilidade foi tornada pública no início de novembro deste ano, quando usuários de dispositivos Flipper Zero com firmware personalizado Xtreme descobriram que poderiam enviar constantes solicitações de pareamento para dispositivos próximos, travando o sistema do iPhone.

Na ocasião, a única solução disponível era desativar o Bluetooth quando não estivesse em uso. Contudo, essa medida tornava a experiência dos usuários de fones sem fio menos prática, requerendo passos adicionais para conectar os dispositivos. O método utilizado pela Apple para solucionar o problema no iOS 17.2 não foi detalhado, mas provavelmente envolve um mecanismo interno que impede o excesso de solicitações de pareamento. Esta atualização representa um alívio para os usuários, proporcionando uma solução eficaz ao problema.

O iOS 17.2 foi disponibilizado para download na última segunda-feira dia 11. Além da correção para a brecha do Flipper Zero, a atualização trouxe o novo aplicativo Diário, aprimorou as funcionalidades nativas do Botão de Ação e acrescentou suporte aos vídeos espaciais no iPhone 15 Pro.