Arch Linux, o sistema operacional dos usuários avançados

O Arch Linux é uma Distribuição Linux que foi criada por Judd Vinet. As grandes características desse sistema são: flexibilidade, velocidade, simplicidade e minimalismo.

O Arch Linux utiliza o modelo Rolling Release. Esse modelo se traduz na simplificação das atualizações, uma vez que apenas uma única atualização é necessária para obter a versão mais recente do sistema, tornando-o estável e atualizado tão rapidamente quanto os programas são testados e disponibilizados.

Ferramentas como o Arch Build System permitem com que os usuários consigam criar seus próprios pacotes compatíveis com o pacman, ajudando a sustentar o repositório complementar AUR.

Algumas vantagens do Arch Linux são:

Alto desempenho

Esse sistema possui uma alta performance, quando comparado com os demais, vindo com o mínimo de recursos necessários para se utilizar. Esse minimalismo também permite um alto grau de customização e controle do sistema, uma das características mais marcantes do Arch Linux.

Simplicidade e Minimalismo

Um dos principais conceitos Linux é a sua simplicidade. Essa simplicidade não só é existente no Arch como é enfatizada. O Arch Linux permite com que o usuário instale apenas o que ele precisa, mantendo o sistema em sua máxima rapidez e estabilidade.

Compatibilidade com hardwares antigos

O Arch Linux possui todas as ferramentas básicas das outras distribuições Linux, disponíveis em repositórios online gerenciados pelo Pacman. Dessa forma, seja em um computador moderno ou em um hardware antigo(desde que possua um processador i686 ou superior, isso exclui qualquer processador anterior ao Pentium 2 e outras plataformas), o Arch é possível de ser utilizado sem problemas de funcionamento, uma vez que sua versão utiliza o mínimo de recursos o possível, ao mesmo tempo em que possui um grande poder de customização.

Flexibilidade

O Arch Linux, alem de possuir todas as vantagens do Software Livre / Open Source, desde a sua instalação básica permite que se utilize qualquer versão de kernel sem causar problemas, além de permitir a instalação de diversos ambientes gráficos. É possível utilizar o KDE, Gnome, XFCE e outros ambientes utilizando o layout padrão, além de se poder alternar entre eles. O fato é que o Arch é um sistema totalmente configurável e transparente.

Conclusão

Além dessas funcionalidades, o Arch Linux também possui uma ampla e ativa comunidade para suporte técnico, que discute tópicos do sistema e é excelente para ajudar os usuários a resolverem problemas simples e complexos sem precisar contratar profissionais. De fato, que o Arch Linux pode ser uma excelente distro para usuários que querem aprender mais sobre Linux e conhecer o sistema operacional mais profundamente.

Também existe a Wiki do Arch Linux, com explicações e tutoriais que auxiliam a adaptação do usuário iniciante, com os comandos e técnicas principais.

Clique aqui para acessar a página de download do Arch Linux