Computadores com Linux no Brasil: Conheça as opções

Apesar de não ser o sistema operacional mais popular, os computadores com Linux estão cada vez mais comuns e comercializados no mercado, abrindo portas para novas parcerias com as empresas. Uma das grandes vantagens do sistema Linux é o preço reduzido do sistema em relação ao Windows e Mac – isso por conta de ser um sistema com custo zero de licenciamento por ser Open Source. Além da economia, é considerado um sistema confiável – com poucos vírus – com uma utilização prudente dos recursos do computador, diversas opções de aplicativos gratuitos e, principalmente, o fato de possuir código aberto.

No Brasil, ainda não é comercializado por todas as empresas de computadores, mas a cada ano vem surgindo novidades de empresas que oferecem aos consumidores a opção de se comprar um computador com Linux.

Conheça algumas das principais empresas que comercializam computadores com Linux no Brasil:

Intel – A Intel já comercializa no Brasil Ultratops com Linux. É o caso do Ultratop NUC Intel, um computador de grande potência e tamanho anatômico. Vem com Intel N2830 – Dual Core com 2.16, 4 Gb de RAM, HD 500 Gb e HD Intel 750 Mhz – HDMI 1.4. É uma excelente máquina de trabalho, pois tem um excelente aproveitamento de sistema e não ocupa muito espaço.

DELL – Em 2015, a Dell anunciou a venda de computadores com Linux no Brasil. No momento da compra, o cliente tem a opção de escolher o sistema operacional com uma pequena redução no preço. Seu primeiro modelo foi o Inspiron 14 que vinha com o Ubuntu 9.10, um pouco atrasado. Porém, seu ultimo modelo, o Inspiron 15 é uma super máquina que já vem com a opção do Ubuntu 14.04 pré-instalado.

Positivo – A Positivo também comercializa computadores com Linux no Brasil. É o exemplo do All In One Positivo Union, com 4GB de Ram, HD 500GB e processador Intel Celeron. É uma máquina com preço reduzido, abaixo dos RS 1.500,00.

 

ASUS – A Asus já firmou parceria com a Endless, oferecendo a opção de seus computadores virem com esse sistema operacional pré-instalado. É o exemplo do Notebook Z550MA-XX005 com 4GB de memória RAM, HD 500GB e processador Intel Celeron. A redução de preço de computadores Asus com o sistema operacional Endless pode chegar a até R$ 300.

Endless: A nova opção entre as distribuições Linux que acompanham os computadores vendidos no Brasil

Um sistema operacional feito especialmente para pessoas que não tem acesso constante à internet e escolas, que possui uma interface simples e autoexplicativa; mais de 100 aplicativos utilitários e educativos, como videoaulas Khan Academy, enciclopédia, Wikipedia, editores, dentre outros, oferecendo máquinas mais acessíveis (de menor custo) e com maiores funcionalidades em levar conhecimento para todos os usuários. Para as pessoas que já possuem outro sistema e desejam migrar para o Endless, sua instalação é compatível com Windows e Mac e totalmente gratuita, no site: http://www.endlessm.com/pt-br.