Xiaomi lança HyperOS no Brasil para substituir a MIUI em dispositivos da marca

A Xiaomi anunciou, na quinta-feira (1º), o lançamento do HyperOS no Brasil, um novo sistema operacional projetado para substituir a interface MIUI em seus dispositivos. A empresa planeja disponibilizar a novidade de forma mais ampla até o final do primeiro trimestre deste ano, com a atualização começando pelos smartphones top de linha.

Revelado em outubro do ano passado, o HyperOS é descrito como um sistema “centrado no ser humano e projetado para o ecossistema inteligente” pela gigante da tecnologia. A Xiaomi visa oferecer uma experiência mais fluida e diversificada ao trocar o sistema que vem utilizando desde 2010.

Enquanto a MIUI é baseada no Android, o novo sistema operacional da Xiaomi foi desenvolvido de forma independente, garantindo vantagens como uma maior conectividade entre os dispositivos fabricados pela empresa. Além disso, o software possui a capacidade de compreender as necessidades individuais de cada usuário através da inteligência proativa.

Um dos destaques do Xiaomi HyperOS é o seu sistema de segurança e privacidade próprio, denominado Trusted Execution Environment (TEE). De acordo com a empresa, esse mecanismo reforça a proteção dos dispositivos, implementando criptografia de ponta a ponta na transmissão de dados entre os smartphones.

Os primeiros dispositivos a receberem o Xiaomi HyperOS no Brasil são os modelos da série Redmi Note 13, que acabam de ser lançados no mercado nacional. Esses aparelhos já estarão disponíveis para atualização, substituindo a MIUI 14. Posteriormente, outros dispositivos como o Xiaomi 13 Ultra, Xiaomi 13 Pro, Xiaomi 13, Xiaomi 13T Pro, Xiaomi 13T, Redmi Note 12, Redmi Note 12S e Xiaomi Pad 6 também serão atualizados para o novo sistema operacional.

A atualização será feita em lotes até o final do primeiro trimestre, conforme comunicado da marca chinesa, sem especificar uma data exata para o lançamento do novo sistema operacional. Os demais dispositivos da Xiaomi receberão o HyperOS gradualmente ao longo do ano. Além de celulares e tablets, outros produtos fabricados pela empresa, como o smartwatch Xiaomi Watch S3 e a Xiaomi TV S Pro Mini LED de 85 polegadas, também serão atualizados com o novo software.