Ubuntu 20.10 Atualizações no sistema

Para os que não conhecem o Ubuntu é um dos sistemas operacionais baseados em Linux com uma visibilidade grande, tanto na área de servidores quando em desktops. Recente o Ubuntu anunciou sua versão beta de sua próxima versão 20.10, que é apelidada de Groovy Gorilla. O lançamento do Ubuntu 20.10 dever acontecer dia 22 de outubro de 2020.

 

Acesse o site para instalar versão beta.

O Ubuntu teve mudanças no seu processo de instalação, trazendo algumas melhorias para que esse processo fique cada vez melhor.

O Ubunto na sua versão 20.04 LTS trazia um  ícone para o instalador muito incomum, após um tempo, a equipe de design do Ubuntu decidiu trazer um ícone novo para o instalador ubiquity, esse novo ícone e muito parecido com a de versões anteriores à 20.04, desta forma, ele passou por um redesign, trazendo uma logo do Ubuntu e uma listra laranja.

O Active  Directory é uma ferramenta da Microsoft que faz o gerenciamento de usuários de rede. O Ubuntu 20.10  vai facilitar mais ainda na integração oferecendo ao usuário a opção de ingressar em um domínio do Active Directory  durante a criação do usuário. A preferência é do usuário caso não queira ingressar em um domínio, a instalação prosseguirá normalmente, mas se o usuário marca a opção Use Active Directory, uma tela de configuração será exibida e logo após a instalação prosseguirá. O Ubuntu usa do GNOME como sua interface principal a bastante tempo e isso traz para istema todas as melhorias de design e novas funcionalidades da interface.

O novo Wallpaper do Ubuntu é um Gorila de óculos escuros, ele continua mantendo a dinâmica de desenhos com formas geométricas que formam o charme do Ubuntu.

Uma das novidades é o botão de reiniciar na interface que o Gnome 3.38 trouxe, que foi a edição do botão de reiniciar no menu que temos na barra superior do sistema, é uma atualização que poupa bastante tempo para alguns usuários evitando múltiplos cliques no sistema.

A Gaveta de aplicativos é mais uma melhoria que veio do GNOME, a gaveta de aplicativos permite reorganizar os ícones ao gosto do usuário, de forma parecida aos dispositivos Android, desta forma, a aba de aplicativos recentes acabou sendo removida, pois já que o usuário pode definir as aplicações  principais colocando-as no topo da interface, as pastas da gaveta de aplicativos também receberam algumas melhorias e exibem agora apenas 9 aplicações por pagina, nos lembrando muito ao que temos em dispositivos Android atualmente.

Outros aplicativos que foram incluídos no Ubuntu 20.10 foi uma série de 450 drivers NVIDIA e a versão 20.1 do Mesa Drivre, e também temos o navegador do Mozilla Firefox 81, o cliente de e-mail  Thunderbird e uma site de escritório Libre Office 7.0. A seleção de aplicativos do sistema agrada alguns usuários, já que sempre podemos optar por uma versão mínima do Ubuntu que vem apenas com o essencial para o funcionamento do sistema.