TikTok planeja lançar loja de varejo online para concorrer com Amazon e outras plataformas de comércio eletrônico

A TikTok está se preparando para entrar no mercado de comércio eletrônico com o lançamento de uma loja de varejo online na versão americana do aplicativo no próximo mês, segundo fontes próximas ao assunto. Isso colocará a empresa em concorrência direta com gigantes do setor como Amazon, Shein e Temu.

A nova loja da TikTok será diferente do recurso existente chamado TikTok Shop, onde as marcas pagam uma pequena comissão para vender seus produtos na plataforma. A empresa está adquirindo seu próprio estoque como parte dessa iniciativa e será responsável por aspectos como logística e atendimento ao cliente. A maioria dos produtos disponíveis na loja será proveniente de fabricantes na China, incluindo utensílios de cozinha e brinquedos, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto.

Os usuários poderão navegar pelos produtos da nova loja e da TikTok Shop através de uma guia de comércio eletrônico dedicada no aplicativo. A empresa sugeriu essa funcionalidade em uma lista de empregos em Los Angeles, descrevendo-a como um “hub central” onde os clientes poderão descobrir promoções de vendas e gerenciar seus pedidos.

A decisão da TikTok de lançar sua própria loja de varejo online ocorre após a empresa ter conhecimento de que os fabricantes chineses enfrentavam dificuldades para fornecer atendimento adequado aos consumidores ocidentais na TikTok Shop, além de longos tempos de envio da China para os Estados Unidos e Reino Unido.

Alguns vendedores adotaram táticas questionáveis, como pedir aos clientes que pagassem para girar uma roda com prêmios durante as transmissões ao vivo. Posteriormente, o TikTok proibiu os comerciantes de se envolverem nesse tipo de “aposta”, de acordo com uma das fontes.

Um porta-voz do TikTok confirmou que a empresa está testando um recurso de varejo no Reino Unido chamado “Trendy Beat”, conforme relatado pelo Financial Times na semana passada. No entanto, o porta-voz não compartilhou informações sobre o lançamento nos Estados Unidos.

Com a entrada da TikTok no mercado de comércio eletrônico, a empresa espera aproveitar sua base de usuários e seu sucesso na criação de tendências para impulsionar as vendas e competir diretamente com outras grandes plataformas de e-commerce. Será interessante observar como a TikTok se estabelecerá nesse setor altamente competitivo e se será capaz de conquistar uma fatia do mercado dominado pela Amazon e outras gigantes do varejo online.