Tudo sobre a invasão do Site do Linux Mint

Muitos já sabem sobre a invasão do site do Linux Mint que ocorreu no mês passado e sobre a troca dos arquivos ISO da distribuição, como eu já disse em um artigo anterior do meu blog e também em um vídeo do meu canal no Youtube.

Alguns detalhes da invasão foram sendo descobertos aos poucos, como o fato de o Fórum da distribuição ter sido invadido a mais de 1 mês sem ninguém saber disso.

O responsável pela invasão do Site do Linux Mint

Já foi descoberto quem foi o responsável pela invasão. O Hacker chamado “Peace” foi o responsável e contou em entrevista realizada pelo ZDNET, os seus motivos para realizar essa invasão e como ela foi feita.

O que foi feito após a invasão

Foi revelado que ele baixou o banco de dados do Fórum duas vezes, a primeira no dia 28 de Janeiro e a segunda no dia 18 de Fevereiro.

Esse banco de dados possui informações de todas as pessoas cadastradas no fórum, cerca de 71.000 cadastros. Essas informações incluem nomes, e-mails, senhas e contas de redes sociais.

Essas informações poderiam por exemplo ser usadas por spammers para mandarem e-mail de propaganda em massa para todas as pessoas cadastradas no fórum.

O Banco de dados do fórum estava sendo vendido na internet por cerca de US$85,00.

Como a invasão do Site do Linux Mint foi feita

Ele conseguiu acesso a área administrativa do site através de um uma vulnerabilidade e conseguiu o mesmo nível de acesso que o criador da distribuição.

Usando esse acesso, ele substituiu os arquivos ISO da versão Cinnamon de 64 Bits por uma versão infectada.

O Hacker disse que o objetivo para a infecção com o backdoor era criar uma botnet.

Sobre o Backdoor “Tsunami”

O Malware Tsunami é um bot que pode ser usado para controlar os computadores infectados a distancia criando uma rede de maquinas zumbi.

Podem ser dados comandos para todos os computadores infectados atacarem o mesmo site e tirarem o site do ar através de um ataque de negação de serviço.

Outras possibilidades seriam o uso dos computadores infectados para enviar spam ou minerar bitcoins.

O problema já foi resolvido

O problema já está resolvido mas eu tenho visto que ainda tem algumas pessoas evitando usar essa distribuição, com medo que alguma coisa venha a acontecer.

Uma coisa que deve ficar bem clara é que o Linux continua seguro como sempre foi. A invasão não foi no Sistema Operacional Linux Mint e sim no sistema usado no servidor do site.

Para mais detalhes sobre a invasão, assista o vídeo abaixo.