Segundo GSI, órgãos do governo sofrem novo ataque de hackers.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), divulgou na noite de segurada-feira dia 13, uma nota que informava que ocorreram novos ataques de hackers contra órgãos do governo, mas até agora não foi divulgado pelo GSI quais foram os serviços ou ministérios foram atacados, somente que “ocorreram incidentes cibernéticos contra órgãos de Governo em ambiente de nuvem”.

Na nota explica que os provedores de serviços em nuvem estão cooperando para poder resolver o problema e que o governo vem atuando  “de forma coordenada para a retomada dos serviços, que estão sendo reativados à medida que o tratamento ocorre”.

Algumas equipes já estão sendo orientadas sobre os procedimentos de preservação de evidências, informa o GSI, e que as “orientações emitidas têm seguido rigorosamente as boas práticas de tratamento de incidentes”. Segundo a nota, a colaboração entre os diversos órgãos envolvidos está sendo muito efetiva e importante.

O ministro da pasta Marcelo Queiroga informou que o ataque de hackers ocorreu também. Antes o fato foi negado e levou o Ministério da Saúde a desligar a rede de internet ao longo da madrugada e com isso, deixando os sistemas fora do ar.

O ministro, disse“São duas coisas diferentes. Aquele primeiro ataque não foi um ataque ao Ministério da Saúde, aquilo foi a nível da Embratel, né? E felizmente, os dados não foram comprometidos. Em relação a esse [segundo ataque], foi algo de menor monta e estamos trabalhando para recuperar isso o mais rápido possível”.

Queiroga disse que a normalização sistema deve ser impactada com esse novo ataque de hackers. Apesar da tentativa de invasão não ter sido bem-sucedida, para ele só “tumultuou”e “atrapalhou” a normalização:“Nós estamos trabalhando fortemente para reestabelecer todas as funcionalidades do ConecteSUS para que os brasileiros possam acessar livremente todas as informações.”