Conheça as principais novidades do Fedora 24 e faça o download da versão beta

Sobre o Fedora 24

O Fedora é um sistema operacional baseado no Kernel Linux. É um dos sistemas mais utilizados por usuários de softwares livres.  Seu padrão de lançamentos de novas versões é de 6 em 6 meses. Está disponível em três formatos:  Workstation (para desktop), Server (para servidores) e Cloud (para nuvem). Sua versão mais recente é a de número 23, lançada oficialmente em novembro de 2015. Está em fase de lançamento a versão 24. A versão Alpha dessa versão foi lançada em março deste ano; sua versão Beta foi lançada cerca de dois meses depois, em maio e a sua versão final teve seu lançamento adiado, e só deve ser lançada no dia 21 junho de 2016.

Novidades do Fedora 24

O Fedora 24 traz algumas atualizações. Uma delas é o ambiente gráfico GNOME 3.20.1. Além disso, a versão traz o Kernel Linux  4.5.2, o KDE Plasma 5.6 e a office suite LibreOffice 5.1.

Matthew Miller, lider do Projeto Fedora disse que para que sejam possíveis menos bugs e travamentos, a base do Sistema inclui o glibc 2.23 – que proporciona uma melhor performance – e o GNU Compiler Collection (GCC) 6.

A versão Cloud também inclui OpenShift Origin para Fedora – uma distribuição em nuvem baseado em Kubernetes. Inclui também o Fedora Atomic Host. A versão Server inclui um programa de gerenciamento chamado FreelPA 4.3. A versão Workstation além, de um preview do GNOME 3.20, inclui um display server chamado Wayland.

Quais são os requisitos mínimos para a instalação?

Não estão disponíveis os requisitos mínimos para se instalar. No entanto, segundo o manual de instalação para o Fedora 23, são indicados os seguintes requisitos:

Processador mínimo de 1 GHZ

Memória do sistema (ou memória RAM) de mínimo 1GB.

Espaço em disco desocupado de 10GB.

Como fazer o download:

Todas as versões do Fedora estão disponíveis na versão Beta 24 para download. O projeto disponibiliza em sua página as três versões. Você pode acessá-las através do link: https://getfedora.org/pt_BR/workstation/prerelease/. É preciso um software que grave imagens em ISO para que você possa fazer a instalação.