Previsão do Avast para 2023: Ciberataques e mais ransomware

O Avast fez uma previsão para 2023 e pode ter um aumento no risco de danos causados por gangues de ransomware. A epidemia de golpes, ou “Scamdemic”, deve seguir se aproveitando das fraquezas dos usuários.

Caso não saiba, o ransoware, quando golpistas pedem resgate pelos dados roubados, será uma ameaça pior tanto para pessoas comuns quanto para empresas. O Diretor de Inteligência de Ameaças da Avast, Michal Salat disse, “Isso coloca em risco as informações pessoais das pessoas e representa um duplo risco às empresas: tanto a perda de arquivos confidenciais, quanto a violação de dados podem ter consequências graves para os seus negócios e a sua reputação”.

Os pesquisadores de segurança  do Avast preveem ainda a otimização de engenharia social aplicada aos ataques e golpes, principalmente se aproveitando da crise energética e dificuldades econômicas. Malwares de código aberto se tornam mais acessíveis, aumentando atividades maliciosas na totalidade.

Mais invasões de redes sociais, são esperadas para 2023. Salat, emendou “No próximo ano, esperamos ver ataques explorando as questões ambientais e econômicas das pessoas. Os golpes não estão apenas inundando as caixas de entrada das pessoas no formato de e-mails de phishing, mas também estão bombardeando os aplicativos de mensagens de texto das pessoas e ligando para os seus telefones”.

Como se proteger?

 

A prevenção contra golpes e ataques hackers passa pela pesquisa antes de realizar compras em sites, principalmente em caso de ofertas muito tentadoras. É importante evitar baixar anexos ou clicar em links de contatos desconhecidos.

Informações pessoais devem ser mantidas em sigilo e a autenticação em dois fatores priorizada, junto a senhas fortes. Outras dicas de cuidado listadas pela Avast são manter os softwares sempre atualizados, fazer o backup de sistemas regularmente e usar um antivírus.