PHP Linguagem interpretada livre | Introdução

 

A linguagem PHP evoluiu, e passou a oferecer funcionalidades em linha de comando, ganhou características adicionais, que possibilitaram usos adicionais do PHP, não relacionados a web sites.  O PHP é possível ser instalado na maioria dos sistemas operacionais de forma gratuita, ele também  e utilizado por empresas grandes como o MediaWiki, Facebook, Drupal, WordsPress e outras.

O PHP e mantido por uma organização chamada The PHP Group, ele tem a produção de sua implementação principal e tem referência a formal da linguagem. É software livre, licenciado sob a PHP License, uma licença incompatível com a GNU General Public License (GPL) devido a restrições no uso do termo PHP

 

3 áreas principais aonde os scripts do PHP são usados:

O scripts no lado do servidor (server-side), é o mais tradicional e principal no campo de atuação do PHP, onde o usuário precisa de três coisas para funcionar: o interpretador do PHP (CGI ou modulo do servidor), um servidor web e um navegador web, o usuário irá precisar rodar o servidor web conectado a uma instalação do PHP, podendo acessar os resultados de seus programa PHP com um navegador web, visualizando a página PHP através do servidor web.

Scripts de linha de comando, o usuário pode fazer e executar um scprit em PHP sem servidor ou navegador, sendo que a única coisa necessária é o interpretador PHP. Esse tipo de uso é ideal para script executados usando o cron (Unix,Linux) ou o Agendador de tarefas (no Windows). Esses scripts podem ser usados também para rotinas de processamento de texto simples.

O PHP provavelmente não é a melhor linguagem para criação de aplicações desktop com interfaces gráficas, mas se o usuário tiver um conhecimento bom em PHP, e gostaria se usar alguns dos seus recursos avançados nas suas aplicações do lado do cliente, pode usar o PHP-GTK para escrever programas assim. O usuário também tem a possibilidade de escrever aplicações multi-plataformas desse jeito. O PHP –GTK é uma extensão do PHP, mas não foi disponibilizado na distribuição oficial.

Formas de instalação do PHP. 

 

Vamos falar um pouco do PHP 7 uma versão superior, onde tiveram muitos esforços que foram feitos para que a migração seja feita da forma mais simples possível. A versão foca principalmente na remoção de funcionalidades depreciadas  em versões anteriores e na melhoria da consistência da linguagem.

Existem algumas incompatibilidades e novos recursos que devem ser considerados, e o código dever testado antes de trocar a versão do PHP em ambientes de produção.

Alguns recursos novos:

Declarações de tipos escalares

  • Declarações de tipos escalares vêm em dois sabores: coercivo (padrão) e estrito.

 

Declarações de tipo de retorno 

  • O PHP 7 adiciona suporte a declarações de tipo de retorno. Similar às declarações de tipo de argumento as declarações de tipo de retorno especificam o tipo do valor que será retornado por uma função.

 

Operador de coalescência nula

  • O operador de coalescência nula (??) foi adicionado como um truque sintático para o caso trivial de precisar usar um ternário em conjunto com a função isset().

Mais informações  acesse o link!