Open Source nada mais é do que um software com código fonte aberto. Ele proporciona que o usuário tenha uma liberdade maior sobre ele, podendo adequá-lo de acordo com suas necessidades.
Além de te dar uma liberdade maior para mexer com o software, pelo código fonte ser livre, te permite acessá-lo e observar tudo o que acontece dentro do programa, evitando que algum código malicioso seja colocado dentro do software.
Para um programador, as vantagens são ainda maiores. Eles podem aprender mais vendo o código feito por outras pessoas e adaptar os softwares livres sem dar satisfação a ninguém. E ele pode disseminar a outras pessoas, porém elas terão os mesmos direitos sobre os programas.
O Open Source foi desenvolvido pelos fundadores da OSI(Open Source Initiative – Iniciativa pelo Código Aberto), com a finalidade de apresentar os softwares para as empresas de uma maneira mais comercial. Seus criadores(Eric Raymond e Bruce Perens) afirmam que não se trata de uma ação anticapitalista, mas uma alternativa para o mercado da indústria de software.
Mas como sei que o software que utilizo é open source? Listamos abaixo alguns pontos importantes, as 4 principais liberdades para que um software seja considerado um software livre.
Distribuição Livre
A licença do software não pode ser vendida de maneira alguma. Sua distribuição deve ser realizada de forma gratuita, independentemente de ter outros programas como componentes do software.
Programadores podem até vender o software modificado por ele, porém outras pessoas terão os mesmos direitos sobre esses programas, ele não está restrito apenas aos programadores.
Código fonte aberto
O software deve conter um código fonte que permite que as pessoas possam abri-lo, e sua distribuição também deve ser permitida na forma copilada. O código fonte deve estar legível para qualquer programador.
A licença do software permite que haja alterações no código fonte, bem como modificações de programas. Sua distribuição deve ser permitida sobre os mesmos termos da licença original. Porém, em alguns casos, é preciso que os programas modificados tenham nomes e números de versão distintos das versões originais. Isso depende da preferência do desenvolvedor.
Não ter discriminação
Qualquer pessoa, de qualquer classe ou raça têm direito a utilizar do open source. A licença garante que todos os grupos de pessoas tenham o direito igual de baixar o software livre.
Além disso, qualquer empresa ou organização pode utilizar a licença do programa. Todos os ramos estão legíveis a utilização. Sendo assim, não é possível impedir que alguma pessoa ou empresa utilize desse software da maneira que bem entender.
Distribuição de licença
Os direitos ao software estão qualificados para todas as pessoas que fizeram o uso dele. E deve ser aplicada mesmo que distribuídos para várias pessoas, sem que as licenças originais sejam alteradas.
Vale ressaltar que o programa não pode ser pertencente a outro software, caso o utilize é obrigatório que seja distribuído o programa original, sem alterações. Pois há pessoas que possuem os direitos desses programas, e são garantidos em conjunção com a distribuição total do programa original.
Para os programas de software livre não é válida a restrição desses programas distribuídos juntamente com o programa licenciado.
A licença de um open source não deve ter nenhuma cláusula que estabeleça regras para que modifique com seus estilos, necessidades e afins.