O que são Tokens Não Fungíveis(NFT’s)

 

Para melhorar sua compreensão, veja esse exemplo: enquanto um item fungível como o dinheiro que poder trocado por outro de mesmo valor, um item infungíveis como obra de arte, objetos raros, exemplares únicos e outros, pois representam algo específico e individual, e não pode ser substituído.

Os tokens não fungíveis são utilizados para criar a escassez digital verificável, assim como propriedade digital e a possibilidade de interoperabilidade de ativos através de várias plataformas, desta forma os NFTs são utilizados em diversos aplicativos que requerem itens digitais exclusivos, como, por exemplo: arte criptográfica, cripto- colecionaeis e jogos criptografados, mas devemos ressaltar que isso não quer dizer que a obra de arte em si, por exemplo, é um NFT, o que será é a sua versão tokenizada.

No início do ano uma obra original de Banksy foi queimada e a sua versão digital foi vendida por meio dos tokens não fungíveis por  R$ 382 mil.

Para falar de tokens não fungíveis precisamos falar também  de blockchain, a tecnologia usada para viabilizar as operações, que também é usada para a mineração de criptomoedas, esse sistema é capaz de computar milhares de transações por meio de diferentes maquinas espalhadas, onde o usuário é responsável por distribuir o registro, evitando fraudes e descentralizando o controle.

Os tokens não fungíveis podem ser transferidos entre os aplicativos com uma facilidade, desde que o proprietário autorize, mas normalmente as pessoas compram e fazem o seu armazenamento na Trust Wallet.

Os itens podem ser encontrados em mercados abertos que fazem a conexão entre os compradores e vendedores e dessa forma as criptomoedas, podem sofrer grandes alterações de preço baseadas no interesse que o público que as usam.

 

Tokens não fungíveis podem ser utilizados para vender qualquer item exclusivo, seja uma representação do físico ou digital, Tem gente que vende obras de arte, mas também pode ser um canal de venda de:

  • músicas,
  • códigos,
  • jogos,
  • GIFs,
  • conteúdos exclusivos de artistas,
  • desenhos,
  • fotos.

Os NFT, dessa forma, estão revolucionando o marketing de influência  por permitir que os fãs e os seguidores comprem um produto com origem direta do seu criador. Ele permite também que os criadores tenham mais autonomia para a monetização de suas criações e os fãs conseguem acesso a um conteúdo exclusivo que pode ter grande valorização.